Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 30 de Maio de 2008 às 15:02

    Imprimir


A Rússia anunciou na quinta-feira o fim das restrições à importação de carne bovina de Mato Grosso. Mesmo sem receber comunicado oficial do governo daquele país, o Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura confirmou informalmente a reabertura do mercado russo.

As vendas para a Rússia estavam suspensas desde fevereiro deste ano em razão da ocorrência de casos de estomatite vesicular em cinco propriedades de Cocalinho, situada a 750 km da capital Cuiabá. Embora não seja uma doença de notificação obrigatória à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), a estomatite figura no acordo bilateral Brasil-Rússia, assinado há uma década, como enfermidade que pode causar a suspensão do comércio de carne.

O governador do Estado, Blairo Maggi (PR), comemorou a decisão na abertura do Encontro Nacional dos Negócios da Pecuária (Enipec). Em 2007, Mato Grosso exportou US$ 627 milhões em carne bovina, resultado 16,5% superior ao ano anterior.

O embargo da Rússia ao Mato Grosso em consequência da estomatite foi uma das razões que a Sadia alegou para adiar a construção de uma nova unidade de abate de bovinos no país. A empresa já tem planta em Várzea Grande (MT), com capacidade de abate de 2 mil cabeças por dia.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/179505/visualizar/