Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 06 de Junho de 2013 às 13:25

    Imprimir


Reprodução / Ilustração
Consultora do projeto, Priscilla Mello, fala dos desafios das famílias na introdução dos filhos nos negócios
Consultora do projeto, Priscilla Mello, fala dos desafios das famílias na introdução dos filhos nos negócios

Com o objetivo de despertar nos jovens, filhos de produtores rurais e empresários ligados aos segmentos do agronegócio, a paixão pelo setor e prepará-los para gerir os negócios da família, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) estão desenvolvendo o projeto Futuros Produtores do Brasil, que reúne 30 jovens de todas as regiões de Mato Grosso. 

Mantê-los na atividade é um dos principais desafios do agronegócio. Segundo a empresa de consultoria Defamília, no Brasil cerca de 80% das empresas são familiares e de cada três delas duas não chegarão até a próxima geração. 

O primeiro encontro do projeto aconteceu em maio, na fazenda Filadélfia, em Campo Verde, onde os participantes conheceram mais sobre produção de grãos, algodão e piscicultura. Até setembro deste ano serão realizados ao todo quatro encontros que abordarão o cenário do agronegócio, pecuária e gestão profissional. O próximo ocorrerá na fazenda Capão de Angico, do produtor Mário Candia, em Poconé, dia 29 de junho. Os jovens também conhecerão, dia 27 de julho, a fazenda Gamada, do produtor Mário Wolf, em Nova Canaã do Norte. 

E, por último, a visita será na Bolsa de Valores de São Paulo, dia 06 de setembro, onde os participantes receberão informações sobre o mercado de commodities e terão noções de educação financeira e de como funcionam as exportações. 

Nesta entrevista, a consultora do projeto, Priscilla Mello, da empresa Defamília, fala dos desafios das famílias do setor agropecuário na gestão e introdução dos filhos nos negócios. Priscilla é especializada em Planejamento Estratégico por Berkeley e MBA em Gestão Empresarial pelo ITA/ESPM. Além disso, é mediadora pelo Instituto Familie e Mediaras e graduada em Coach de Executivos pelo ICI Integrated Coaching Institute.

Famato - O projeto Futuros Produtores do Brasil pode ser considerado inovador no país? 

Priscilla Mello - Esse projeto é inovador justamente pelo fato de que a Famato e o Senar-MT, entidades que representam os produtores rurais de Mato Grosso, estão preocupados com o futuro da gestão da agropecuária e este futuro está justamente nas mãos dos jovens, que se tornarão produtores do Brasil. O programa tem o propósito de cuidar do jovem e fazer com que ele entenda que pode contribuir de alguma forma para o desenvolvimento do setor e do país, que começa na agropecuária. Ainda temos muito a crescer no agro e a Famato e o Senar-MT com esta iniciativa estão dando um grande salto e trazendo uma grande contribuição para o futuro. 

Famato - Como se dá este processo de introdução dos jovens nos negócios da família?

Priscilla Mello - As famílias estão cada vez mais percebendo que quanto mais elas se tornarem profissionais, melhores serão os seus resultados. Já realizamos trabalhos com inúmeras famílias, incluindo do setor agropecuário e todas estão muito preocupadas com a profissionalização. Outra coisa que tem mudado é a visão das famílias em relação à sucessão, que antes era vista como sinônimo de morte, mas que na verdade se trata de organização e governança, pilares que garantem que os negócios vão continuar crescendo de maneira profissional. É preciso que fique claro que na empresa familiar, a família é o pilar de sustentação da governança corporativa, que conduz a gestão. 

Famato - Quais as dicas que a senhora daria aos pais na hora de expor esta questão aos filhos?

Priscilla Mello - As famílias empresárias precisam alinhar seus membros com um objetivo comum e evitar conflitos. Cerca de 65% das empresas familiares desaparecem devido a conflitos entre membros da família. Comunicação em primeiro lugar.

Famato - O que será passado para os jovens participantes do projeto Futuros Produtores do Brasil? 

Priscilla Mello - Queremos fazer com que a paixão pelo setor agropecuário aflore nestes jovens. Com tantas oportunidades e tantas opções de escolha, o setor agropecuário tem perdido os jovens que acabam sendo atraídos para outras carreiras, diferentemente do que acontecia no passado, quando filho de produtor rural ajudava os pais no campo e tinha como único caminho seguir o trabalho dos pais. Queremos que eles vivenciem todas as inúmeras possibilidades da agropecuária, com encontros que irão abordar produção de grãos, pecuária, integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), mercado e comercialização. Além disso, também iremos passar para estes jovens noções de gestão corporativa e governança, para que eles possam levar esta discussão para a família. 

Famato - Por que a agropecuária precisa dos jovens para continuar se desenvolvendo?

Priscilla Mello - A agropecuária, em especial a agricultura, se desenvolveu tanto nos últimos anos muito em parte pelo uso da tecnologia. E o jovem antenado com a tecnologia pode trazer muita novidade para o setor, contribuindo com sua visão ampla de mundo para que o agro se desenvolva ainda mais.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/17962/visualizar/