Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 29 de Maio de 2008 às 05:32

    Imprimir


Os preços mundiais dos alimentos cairão um pouco em relação aos níveis recordes atuais, mas seguirão elevados durante pelo menos uma década, prevêem a Organização da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos (OCDE) em um relatório sobre as perspectivas agrícolas mundiais no período 2008-2017.

"Uma vez que retrocedam de seus atuais níveis máximos, no entanto, os preços permanecerão em níveis médios maiores, a médio prazo, que na década passada", afirma o documento.

O estudo foi preparado em um "clima de crescente instabilidade dos mercados financeiros, uma inflação mais elevada dos preços dos alimentos, sinais de uma debilitação do crescimento econômico mundial e preocupações sobre a segurança alimentar", explicaram a FAO e a OCDE.

Segundo as entidades, milhões de pessoas correm o risco de passar fome. Quase 30 países da África, Ásia e Caribe registraram protestos nos últimos meses pelos altos preços dos alimentos. No Haiti a situação derrubou o primeiro-ministro.

O relatório antecipa que os preços nominais da carne de porco e de vaca subirão 20% em 2008-2017 na comparação com 1998-2007; o açúcar branco e mascavo subirá 30%; o trigo, o milho e o leite desnatado em pó de 40% a 60%; a manteiga mais de 60% e os óleos vegetais mais de 80%.

"Os preços para a próxima década também podem ser mais voláteis que no passado", advertiram. "Os pobres, e sobretudo os pobres urbanos em países em desenvolvimento importadores de alimentos, sofrerão mais", opinam FAO e OCDE.

"Precisamos de mais ajuda humanitária para reduzir o impacto dos elevados preços nos países muito pobres", acrescenta o documento.

Os organismos sugeriram uma maior organização de safras geneticamente modificadas e uma reavaliação dos programas de biodiesel, que usam grãos que poderiam servir para alimentação.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/179689/visualizar/