Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 27 de Maio de 2008 às 10:25

    Imprimir


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje (26) que os preços dos alimentos já chegaram ao “teto” e que, ainda neste ano, uma deflação atingirá os produtos. “Nos próximos meses, teremos safra de trigo nos Estados Unidos e no Brasil, além de uma nova safra nacional de feijão”, disse ele, durante palestra na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). “Não acho que os preços vão cair ao mesmo patamar do passado devido ao aumento da demanda mundial por alimentos, mas deverá haver um declive.”

De acordo com ele, a alta nos preços verificada no país é conseqüência do que ele chamou de “choque de commodities” internacional, ou seja, de um aumento generalizado de preços de produtos agrícolas, metálicos e do petróleo.

Apesar de reconhecer que a inflação no país é um problema que precisa ser combatido, o ministro disse que as metas para o índice estabelecidas pelo governo federal serão mantidas, sem que isso prejudique o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). “É possível termos crescimento dentro dos 5% e mantermos a inflação perto do centro da meta [4,5% ao ano, com margem de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo].”





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/179841/visualizar/