Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 27 de Maio de 2008 às 08:11

    Imprimir


No ano em que Mato Grosso comemora 100 anos da primeira exibição de um filme na Capital do Estado, o Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá debuta, chegando à sua 15ª edição. Nascido no ano de 1993 como "1ª Mostra de Cinema e Vídeo de Cuiabá", em 2008, abre uma perspectiva de revigoração do audiovisual no Estado, incorporando a temática dos "100 Anos de Cinema em MT" como tema norteador de todo o evento e atividades desenvolvidas ao longo da programação.

Além das Mostras de filmes e vídeos no Multiplex Pantanal, serão realizados uma série de eventos, que procuram dar a relevância necessária à comemoração deste centenário. Entre eles: a "Mostra 100 Anos de Cinema em Mato Grosso"; a "Exposição Fotográfica 100 Anos de Cinema em Mato Grosso", lançamento de três obras literárias científicas sobre a sétima arte, sessões especiais de homenagem na Assembléia Legislativa de Mato Grosso e Câmara Municipal de Vereadores de Cuiabá e sessão do homenageado.

Mostra "100 Anos do Cinema em MT" e Sessão do Homenageado" - No dia 31 de maio, durante a cerimônia de encerramento do Festival (31/05), o público poderá conhecer duas importantes produções do cinema nacional. Integrando a Mostra "100 anos do Cinema de Mato Grosso" - que será continuada ao longo do ano - terá a exibição de uma obra rara: "Alma do Brasil - Retirada da Laguna" (1950), de Líbero Luxardo, com o acompanhamento musical da Orquestra do Estado de Mato Grosso.

Logo em seguida, será a vez da "Sessão do Homenageado", na qual será exibido o filme "Pantanal de Sangue" - produzido pelo cineasta mato-grossense Reynaldo Paes de Barros, em 1971.

Obras resgatam a história cinematográfica de Mato Grosso - O Instituto Cultural América (Inca), entidade realizadora do 15º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá tem também como proposta de trabalho, fomentar a pesquisa científica no campo audiovisual e introduzir o debate a respeito na sociedade. Aproveitando a comemoração do centenário do cinema em Mato Grosso, durante a 15ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá será promovido o lançamento de três importantes obras que reconstituem a chegada do cinema no Estado, e a paixão dos mato-grossenses pela sétima arte.

Exposição Fotográfica "100 anos de Cinema em Mato Grosso" - Aproveitando ainda o período de homenagens ao centenário do cinema em Mato Grosso, o Inca lançará também no dia 27 de maio no Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT, a Exposição Fotográfica "100 Anos de Cinema em Mato Grosso". Cerca de 100 imagens descobertas em acervos pessoais e de cinematecas do país, relacionadas a filmes antigos, diretores, cinemas mato-grossenses e sul-mato-grossenses, serão divididas em seis salas com diferentes temáticas.

AL e Câmara dos Vereadores de Cuiabá homenageiam realizadores da 7ª arte - Cerca de 80 personalidades, dentre cineastas, atores, pesquisadores, e instituições que ajudaram a fazer a história do cinema em Mato Grosso receberam o devido reconhecimento. A Assembléia Legislativa de Mato Grosso e a Câmara de Vereadores de Cuiabá realizaram uma sessão para homenagear nomes como o ex-governador do Estado (in memorian), Dom Aquino Correa da Costa, o cineasta Amaury Tangará, o homenageado do Festival, Reynaldo Paes de Barros e o pesquisador de cinema e técnico da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Aníbal Alencastro. Os dois eventos contam com a parceria do Inca.

PROGRAMAÇÃO

1 - Lançamento da coletânea "Memória e Mito do Cinema em Mato Grosso"

Autor: Luiz Carlos de Oliveira Borges

Sinopse: A obra com três volumes busca retratar a trajetória do cinema em Mato Grosso, no período de 1888 a 1970.

Data: 27/05

Horário: 16h30

Local: Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT

2 - Lançamento do livro "Memória da Memória - Uma história do CPCB".

Autor: Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro (CPCB)

Sinopse: A publicação é resultado reconstitui a historio do CPCB (liderado por Paulo Emílio Salles Gomes), apresentando o pioneirismo do trabalho desenvolvido pelos pesquisadores.

Data: 29/05

Horário: 16h30

Local: Auditório da Livraria Janina (Pantanal Shopping)

3 - Lançamento do obra "Salas dos Sonhos - Histórias dos Cinemas de Campo Grande".

Autora: Marinete Pinheiro

Sinopse: A obra faz um recorte histórico da substituição da salas de cinemas pelas modernos multiplexes.

Data: 30/05

Horário: 16h30

Local: Auditório da Livraria Janina (do Pantanal Shopping).

4 - Exposição Fotográfica "100 anos de Cinema em Mato Grosso."

Realização: Instituto Cultural América (Inca)

Data: 27/05

Horário: 16h30 (logo após o lançamento da coletânea "Memória e Mito do Cinema em Mato Grosso", de Luis Borges) .

5 - Homenagem na Assembléia Legislativa de Mato Grosso

Data: 27/05

Horário: 8h30

6 - Homenagem Câmara de Vereadores de Cuiabá

Data: 30/05

Horário: 8h30

7 - Mostra "100 Anos do Cinema em MT" e Sessão do Homenageado"

Data: 31/05

Local: Praça das Bandeiras

Horário: 19h





Fonte: Inca

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/179861/visualizar/