Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 26 de Maio de 2008 às 10:23

    Imprimir


Em média, 22,5% do preço dos alimentos equivalem a tributos cobrados sobre os produtos. São, no mínimo, seis embutidos no preço: PIS (Programa de Integração Social), Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), contribuição previdenciária, imposto de renda e CSSL (Contribuição Social sobre o Lucro).

Segundo os dados do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), os alimentos básicos no prato do brasileiro, feijão e arroz, têm uma incidência de 15,34% em tributos sobre o preço.

Outros alimentos

Quando o consumidor compra um pacote de macarrão, outro produto muito comum na mesa do brasileiro, 18,28% do valor que está pagando equivale a tributos.

Os tributos também deixam o tempero mais caro, já que no preço do sal, 15,05% vão para os cofres públicos. Já o ovo de galinha possui a maior porcentagem dos alimentos analisados: 20,59%.

Porém, o recorde mesmo é para uma bebida essencial para a vida humana, a água, na qual 37,88% do preço equivalem a tributos.

Produtos de Limpeza

Fazer a limpeza de casa também se torna bem mais caro devido aos impostos, taxas e contribuições. Somente no sabão em pó, 40,80% do que o consumidor paga são tributos, já no álcool para limpeza, esse índice é de 32,77%.

Já nos preços do detergente e da água sanitária 30,73% e 26,05%, nesta ordem, correspondem a tributos.





Fonte: Infomoney

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/179963/visualizar/