Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 23 de Maio de 2008 às 14:47
Por: Sílvia Devaux

    Imprimir


O assessor econômico da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), Vivaldo Lopes, diz que o aumento de empregos com carteira assinada na capital de Mato Grosso, no último mês de abril, é reflexo do bom crescimento do Agronegócio no Estado, que apesar de se dá no interior, tem relação com os setores de Serviços e Indústrias os maiores empregadores, que se centralizam em Cuiabá.

Dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), estatística do Ministério do Trabalho e Emprego, nessa terça-feira (20.05), indicam que Cuiabá ocupa a 31ª posição no ranking dos cem municípios que mais geraram empregos formais no mês. Foram geradas 1.705 vagas, enquanto no mês de março, 529 vagas colocando o município no último lugar (100º) do ranking.

“Sinal que Mato Grosso saiu da crise de 2005/2006 e retoma o ciclo virtuoso de crescimento da economia sustentável”, analisa Lopes, explicando que todos os dados, indicadores econômicos e sociais de 2008, apresentam forte crescimento comparado com 2006 e 2007. “Prova forte da retomada de crescimento de Mato Grosso”, completa, acrescentando que o aumento dos empregos formais confirmam outros dados econômicos, que demonstram o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado.

A tendência para Mato Grosso neste ano, conforma reforça o assessor econômico, é que os dados sejam positivos, “mês a mês e trimestre a trimestre”. “Além da retomada do Agronegócio, a economia de Mato Grosso segue o mesmo ritmo. Com três fatores que impulsionam a economia: a expansão de crédito, aumento do emprego e aumento da renda”, justifica Vivaldo Lopes.

Em todo o Brasil, no último mês de abril foram gerados 294.522 postos celetistas, uma elevação de 1% em relação ao estoque do mês anterior. Resultado esse considerado o segundo maior já registrado na série histórica do Caged. O primeiro ocorreu em abril de 2007 com 301.991 (1,09%) admissões. De acordo com a estatística, o comportamento pode ser creditado à presença de fatores sazonais relacionados à cadeia produtiva da agroindústria, potencializado pelo dinamismo do setor de Serviços e da Construção Civil.

No primeiro quadrimestre do ano foram gerados 848.962 postos de trabalho com carteira assinada, equivalente ao crescimento de 2,93% anual - desempenho recorde de toda a série histórica do Caged. Durante a coletiva para anúncio dos indicadores do Caged, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, destacou que o resultado só reforça a expectativa de que o ano de 2008 vai quebrar todos os recordes. “Acredito em 1,8 milhão de novos postos e crescimento de 6%. A cadeia produtiva é muito forte e a força está na demanda interna", disse.

Com informações da Assessoria/MTE





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/180048/visualizar/