Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 20 de Maio de 2008 às 17:16
Por: Mariana Sant'anna

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou nesta terça-feira que o governo vai fazer esforços para impedir o retorno de altas taxas de inflação. Para o Lula, a inflação prejudica, sobretudo, o brasileiro assalariado.

"A inflação é a pior desgraça para o povo que vive de salário. Porque a inflação come o salário dele [trabalhador]", afirmou.

A meta de inflação é de 4,5%, com margem de dois pontos para mais e dois para menos.

O presidente disse ainda que o governo acompanha os esforços da indústria para atender o aumento do consumo no país. "Estamos trabalhando para que o país tenha uma combinação perfeita entre a capacidade produtiva e a da demanda do país", afirmou.

Lula também defendeu que o aumento da produção ajuda a segurar a inflação. "Quando o povo pode comprar mais, as indústrias precisam produzir mais ou terá menos produto e os espertinhos aumentam o preço."

Sobre o aumento no consumo de alimentos, o presidente defendeu uma expansão na produção agrícola. "Nós vamos ter que colocar mais água no feijão. Vamos ter que plantar mais alimentos, como arroz, feijão e trigo. Esse é um desafio bom, que a gente não tem que reclamar. eu quero que, cada vez mais, o povo coma melhor", afirmou.

O presidente também defendeu a ascensão da população de baixa renda à classe média para incrementar o comércio. "O maior investimento que a gente faz é cuidar exatamente para que pobre não seja tão pobre e se torne um cidadão de classe média e um consumidor."

Índice

O IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) mais que quadruplicou na segunda leitura prévia de maio, apresentando alta de 1,54%, contra 0,37% um mês antes. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

A metodologia aplicada na apuração do IGP-M é a mesma do IGP-DI e do IGP-10 --usados no reajuste, por exemplo, de contratos de aluguel--, também apurados pela FGV, com a única diferença de ter um período de coleta diferente. A segunda prévia do IGP-M compreende o intervalo entre os dias 21 do mês anterior e 10 do mês de referência.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/180195/visualizar/