Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 20 de Maio de 2008 às 15:54
Por: Fernando Silva/Nelson Alves

    Imprimir


Denise nos últimos 8 anos ampliou suas áreas de plantio de seringueira através de um Programa da Prefeitura de Denise coordenado pela Secretaria de Agricultura denominado Projeto Culturas Perenes.

O produtor é beneficiado com a mudas que são produzidas pelo viveiro municipal de clones altamente produtivos e são repassadas para os produtores, alem das mudas a Secretaria dispõe de uma patrulha mecanizada que prepara a terra para o plantio e promove a manutenção da cultura , contando ainda com a assistência técnica de um Eng. Agrônomo e um Técnico Agrícola.

Durante esses 8 anos foram plantados novos 1500 hectares de seringueira nas pequenas propriedades e assentamentos rurais do município, essa área equivale a uma produção aproximadamente a 600 toneladas de borracha por mês.

Essa perspectiva de crescimento está atraindo empresas de compra de borracha que estão se instalando no Município a Braslatex empresa de São Paulo tem um histórico de compra de borracha no município já a muitos anos e já esta investindo no município com a construção de um posto de compra (foto). Outras Empresas também estão disposta em se instalar no município a Michelin que sempre esteve presente no município acompanhado o projeto no repasse de tecnologias e participação nos 3 Seminários realizados já mostrou interesse de compra da borracha e também construir um de barracão para compra da borracha.

Para os produtores a concorrência de compra de borracha é muito bom pois alem de ter a segurança de venda do produto estimula o aquecimento do preço pago ao produtor que já está satisfatório com um kg custando R$2,20 a vista.

Segundo o Eng. Agrônomo da Prefeitura Eduardo K. Rezende coordenador do projeto esse é o primeiro passo um posto de compra de borracha mais o que ambicionamos é uma empresa de beneficiamento do produto o que alem da geração de mais empregos vai agregar uma maior valor ao produto.

O Prefeito de Denise e Presidente do Consorcio Intermunicipal da Bacia do Rio Paraguai, Israel Antunes Marques Idealizador do Projeto está satisfeito com o andamento do projeto pois alem de conseguir implantar o projeto no seu município viabilizando as pequenas propriedades influenciou outros municípios vizinhos que estão trilhando o mesmo caminho com isso a região do Médio Norte em breve vai se tornar um grande produtor de borracha.





Fonte: Assessoria de Comunicaçao

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/180204/visualizar/