Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 17 de Maio de 2008 às 16:19

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou neste sábado o debate da Europa e dos países desenvolvidos sobre a crise alimentar, a conservação da Amazônia e as críticas aos biocombustíveis, dos quais o Brasil é líder mundial.

"Agora (dizem que) somos responsáveis pelo aumento do preço dos alimentos. Porém, ontem (na V Cúpula de países da América Latina, Caribe e União Européia) não vi nenhum europeu falar sobre o (impacto no preço dos alimentos do) petróleo. É a vaca sagrada. Passa de US$ 30 a US$ 124 e não há crítica", denunciou Lula.

"Querem dizer que a culpa é do biodiesel, mas ninguém produz biodiesel. O biodiesel é uma invenção extraordinária que no momento só o Brasil produz", prosseguiu, antes de lembrar que a produção mundial de biocombustíveis é muito pequena em comparação a qualquer combustível.

"Na questão ambiental, estou vendo uma preocupação extraordinária com a Amazônia. Todos falam de preservar a Amazônia, mas ninguém quer discutir a qualidade de vida do povo que vive na Amazônia", disse.

"O mundo desenvolvido fala de muito dinheiro, de créditos de carbono. Entretanto, este dinheiro vem muito lentamente e a sobrevivência de nosso povo exige pressa", acrescentou.

Na semana passada, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, uma reconhecida ambientalista que estava no governo desde 2003, pediu demissão, depois de prolongadas divergências com membros do governo. Isto coincidiu com um aumento sensível do desmatamento na Amazônia nos últimos meses.

Lula fez as declarações ao abrir um fórum de empresários Brasil-Peru em Lima, um dia depois de participar da Cúpula de países da América Latina, Caribe e União Européia, onde um dos principais temas foi o meio ambiente e energia, mas que também abordou os biocombustíveis e a crise alimentar.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/180389/visualizar/