Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 15 de Maio de 2008 às 19:02

    Imprimir


O plano agrícola e pecuário de 2008 dará prioridade ao aumento da produção de alimentos, informou o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, nesta quarta-feira. Em reunião com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Stephanes recebeu sugestões para o programa.

Segundo o ministro, a principal colaboração que o Brasil pode dar para conter o preço dos alimentos é aumentar a sua produção.

"O Brasil tem que usar a sua força para contribuir com o mundo, produzindo mais e aumentando a oferta de produtos agrícolas. As soluções não são a curto prazo, mas o que podemos fazer é tentar um plano de safra, que aumente a produção interna", disse.

Fertilizantes

Stephanes disse também que o Ministério da Agricultura está negociando com outros setores do governo a retirada do adicional de frete para os fertilizantes e os defensivos. "É uma negociação muito complexa e demorada", explicou.

Mas, segundo ele, essa medida terá um impacto pequeno nos preços da produção agrícola. "O impacto será apenas sobre 25% do frete. E o nosso problema é bem maior que isso. Por isso, estamos estudando a questão dos fertilizantes com mais profundidade", afirmou.

Áreas degradadas

Outra questão que está em estudo pelo governo é a elaboração de um programa para possibilitar o aproveitamento de áreas degradadas. Segundo o ministro, os estudos serão realizados até o final deste ano e é possível que o programa seja executado no ano que vem.

O plano agrícola e pecuário é publicado anualmente e reúne as diretrizes para a política agrícola de cada período. A partir dele, é possível conhecer os programas e as medidas implementadas pelo governo no setor. A elaboração do plano envolve todas as secretarias do Ministério da Agricultura e recebe sugestões do setor privado.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/180517/visualizar/