Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 15 de Maio de 2008 às 14:04
Por: Leôncio Pinheiro

    Imprimir


Mato Grosso esteve representado pelo governador Blairo Maggi, secretários estaduais, parlamentares e prefeitos na solenidade comemorativa pelos 35 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e lançamento do PAC Embrapa, no mês de abril, no Palácio do Planalto em Brasília. A Embrapa foi criada no dia 26 de abril de 1973 pelo então ministro da Agricultura, Luiz Fernando Cirne Lima e o Presidente da República, General Emílio Garastazzu Médici.

O programa PAC Embrapa prevê, dentre outras ações a aplicação de recursos da ordem de R$ 914 milhões, para os próximos 2 anos e 7 meses, 2008 a 2010, para o segmento de Pesquisa Agropecuária do País. Deste montante, R$ 264 milhões serão direcionados para 17 entidades Estaduais de Pesquisas que fazem parte do Consepa – Conselho Nacional de Sistemas Estaduais de Pesquisa, entre elas a Empaer-MT.

Nosso objetivo é o de fortalecer as atividades de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural no Estado com ações de desenvolvimento rural, planejadas e integradas. “A integração Pesquisa e Extensão: Fator de sucesso da Moderna Agricultura Brasileira” é o tema da 3ª edição do Prêmio Frederico de Menezes Veiga, promovido pela Embrapa. O prêmio é uma homenagem ao Pesquisador Amazonense que desenvolveu novas variedades de cana-de-açúcar, principal matéria prima para a produção de Etanol, e levou o Brasil numa posição de destaque como maior produtor mundial e um dos maiores exportadores de tecnologia e produtos da cana-de-açúcar.

O Estado de Mato Grosso, através da Empaer-MT, irá pleitear a partir do mês de junho, recursos do PAC-Embrapa, para projetos de Reestruturação e Revitalização das atividades de Pesquisa e Extensão Rural no Estado. Os recursos serão aplicados em atividades de custeios para a execução das metas estabelecidas nos projetos técnicos científicos, aquisição de equipamentos de informática, veículos, modernização de laboratórios, melhoria dos campos experimentais, aquisição de implementos agrícolas e construção do Prédio da Nova Sede da Empaer-MT, no Centro Político Administrativo.

Nosso compromisso de gestão frente a Empaer-MT é o de disputar cada centavo disponível do Governo Federal para aplicação nas atividades integradas de Pesquisa e Extensão Rural pública no Estado, naturalmente, com apoio e contrapartida do governo estadual.

O PAC-Embrapa, também contemplou Mato Grosso com a implantação de um Centro de Pesquisa da Embrapa, com Sede em Cuiabá-MT, o que nos encheu de orgulho e emoção, por ter participado de várias reuniões entre autoridades políticas de Mato Grosso e a Diretoria da EMBRAPA, para tratar da Criação do Centro de Pesquisa. Dentre as Lideranças políticas dedicamos e destacamos nossas homenagens ao Senador Jonas Pinheiro e ao sempre Secretário de Projetos Estratégicos Dr. Cloves Vettorato.

Não podemos deixar de destacar a participação do Extensionista Padrão Glauco Olinger, fundador da extinta Embrater, e hoje, atua como consultor da EPAGRI/SC, que recebeu a honraria, “prêmio Frederico de Menezes”. Olinger disse estar muito honrado por representar pesquisadores e extensionistas na “Articulação Pesquisa e a Extensão Rural”. Diz Glauco: “um grande desafio para a pesquisa e a extensão é integrar as ações com a proteção ambiental. Nós temos que começar já a mudar os paradigmas. Até agora a natureza esteve a serviço do homem, daqui para frente o homem deve estar a serviço da natureza, mesmo porque sem a natureza o homem não existirá”.

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministro de Agricultura, Reinaldo Stephanes, o Presidente da Embrapa, Silvio Crestana e toda Diretoria – Executivos e empregados asseguraram o sucesso da pesquisa agropecuária da Embrapa, hoje, e no futuro, com o lançamento do PAC-Embrapa.

*Leôncio Pinheiro da Silva Filho Diretor-presidente da Empresa Mato-grossense de Pesuisa Agropecuária e Extensão Rural e professor da UFMT





Fonte: Empaer/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/180560/visualizar/