FGV: brasileiro vai gastar mais no Dia das Mães
O consumidor brasileiro em todas as faixas de renda pretende gastar mais este ano do que no ano passado com o presente do Dia das Mães, conforme levantamento feito pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
A pesquisa foi feita em sete capitais - Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre - pelo coordenador do Núcleo de Pesquisas e Análises Econômicas da FGV, Aloisio Campelo.
O avanço maior ocorreu nas faixas de renda mais baixas - até R$ 2.100 por mês - geralmente mais cautelosas nos gastos.
Entre as capitais, a mudança mais significativa foi verificada no Rio de Janeiro. No ano passado, o carioca estava mais cauteloso: 4,6% iam gastar mais e 57% pretendiam gastar menos. Este ano, o ímpeto de gastos aumentou: 11,8% pretendem gastar mais e 28,3% querem gastar menos.
Roupas e acessórios de moda continuam sendo os presentes mais lembrados (+26,8%) contra 26,3% no ano passado. Em segundo lugar, os artigos de perfumaria e cosméticos - 6,7% este ano contra 4,1% em 2007 - tomaram a posição que no ano passado pertencia aos eletrodomésticos e eletroeletrônicos: 6,4% este ano contra 8,1% em 2007.
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