Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 23 de Abril de 2008 às 14:47

    Imprimir


Uma pesquisa sobre investimento e consumo revela que 75% dos entrevistados acreditam que poupar é a melhor maneira de realizar o sonho da casa própria. O problema é no meio do caminho o dinheiro acaba sendo desviado para outras coisas: só 52% dos poupadores se mantêm firmes no objetivo.

A pesquisa do Datafolha e da Associação Brasileira de Administração de Consórcios (Abac) foi feita em onze regiões metropolitanas do país: São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Recife, Fortaleza, Belém e Brasília.

Metade dos entrevistados disseram que pretendem comprar um imóvel até 2010 e 60% têm entre 18 e 34 anos. “O consumidor ainda jovem está preocupado em poupar para constituir um patrimônio. É um comportamento interessante”, diz Luiz Fernando Savian, presidente da Abac.

Poupar ou financiar

Há três anos, Ednilson todo mês aplica 30% do que ganha para comprar o primeiro apartamento. Em três anos juntou 50% do imóvel e diz estar feliz com o resultado.

Na casa de Marley Pereira, a dificuldade em poupar para comprar um apartamento maior fez a família optar pelo consórcio. São pagamentos mensais, com a possibilidade de dar lances ou ser sorteado, antes mesmo de juntar o valor total do imóvel, como acontece com o consórcio de carros.

Marley paga R$ 240 por mês só de taxa de administração, mas ela acha que não tem outro jeito. “O boleto chega todo mês, tem a data que tem que pagar, você acaba pagando”, resume.

Diferença

Para Miguel de Oliveira, presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac), quem tem pressa vai precisar de financiamento; quem não é disciplinado pode recorrer ao consórcio; mas para ele o melhor ainda é a boa e velha economia.

“Se for regrado e fizer poupança vai receber juro. E se fizer financiamento ou consórcio ele vai pagar um custo para alguém. Nesse caso vai pagar mais caro”, explica Oliveira.





Fonte: Portal do Consumidor

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/181565/visualizar/