Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 25 de Março de 2008 às 02:41

    Imprimir


Uma dose diária de óleo de fígado de bacalhau pode reduzir o uso de analgésicos em pacientes com artrite reumatóide, doença que provoca inflamação e fortes dores nas articulações, sugeriu estudo da Universidade de Dundee, na Escócia.

A ingestão de 10 gramas de óleo de fígado de bacalhau por dia reduziu a necessidade de medicamentos antiinflamatórios não-esteróides (AINEs) em 30%, de acordo com os pesquisadores.

Durante os testes, pacientes receberam óleo de fígado de bacalhau ou placebo e, depois de 12 semanas, foram instruídos a reduzir gradativamente seu uso de AINEs, como ibuprofen.

Do total de quase 60 pacientes que completaram o estudo, 39% puderam reduzir sua necessidade diária de AINEs em mais de 30% depois de nove meses. Do grupo que tomou placebo, isso ocorreu com apenas 10%.

A redução do uso do analgésico não foi associada a um agravamento da dor ou da doença, disseram os pesquisadores.

Acredita-se que ácidos graxos no óleo do peixe possuam propriedades antiinflamatórias.

A pesquisa foi motivada pelos efeitos colaterais dos AINEs. Há tempo já se sabe que, em doses elevadas, eles estariam ligados a sangramento no estômago. Recentemente, contudo, surgiram preocupações com um aparente aumento do risco de ataques cardíacos e derrame.

O estudo foi publicado na revista Rheumatology.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/183286/visualizar/