Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 05 de Março de 2008 às 10:37
Por: Tania Rauber

    Imprimir


O início da operação Arco de Fogo na região Norte depende da chegada de reforços da Força Nacional. Cerca de 30 agentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) estão mobilizados em Sinop, mas, segundo o coordenador estadual da operação, Antonio Paulo de Paiva Ganme, a Secretaria Nacional de Segurança Pública ainda não liberou a tropa para auxiliar nos trabalhos. Policiais federais também devem ser deslocados para a região. "Será uma operação conjunta entre o Ibama, Polícia Federal e Força Nacional, então dependemos de todos para começar a fiscalização", destacou, ao Só Notícias. Ainda não foi confirmado o número de agentes e soldados que serão encaminhados para o Nortão.

Uma base operativa vai funcionar Sinop, mas a ação deve ser intensificada em toda a região, principalmente nos municípios apontados como maiores devastadores da Amazônia - entre eles Alta Floresta, Marcelândia, Paranaíta, Juara e Juína. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Mato Grosso foi responsável por 53,7% da área desmatada entre agosto e dezembro do ano passado.

As equipes devem contar com apoio de helicópteros para sobrevoar os pontos em que há indícios de desmate e constatar as irregularidades, já que o Governo do Estado contesta os números e também faz um levantamento na região para verificar os reais focos. Em casos de infrações graves, os responsáveis podem ser multados e até presos.

Assim como sem previsão para começar, a operação, anunciada em janeiro, não terá data certa para encerrar. As equipes devem ficar na região por tempo indeterminado, visando conter o desmate ilegal na Amazônia.

No Pará, cerca de 300 agentes públicos entre policiais federais, fiscais do Ibama e policiais da Força Nacional, estão mobilizados nos trabalhos.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/184709/visualizar/