Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 04 de Março de 2008 às 17:29

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje as pesquisas com células-tronco embrionárias. Na quarta-feira, o STF (Supremo Tribunal Federal) começa a julgar uma ação direta de inconstitucionalidade contra o artigo 5º da Lei de Biossegurança, de 2005, que permitiu a pesquisa com células-tronco de embriões fertilizados in vitro e descartados. Ela proíbe o comércio e exige que sejam usados embriões inviáveis ou descartados há pelo menos três anos e que isso seja autorizado pelo casal.

Questionado sobre o julgamento, Lula respondeu que gostaria que a pesquisa "passasse". Mas ele afirmou que opinava sobre o assunto, e não sobre a decisão que será tomada pelos ministros do Supremo. "Não posso firmar expectativa quando Suprema Corte se reúne. Cada ministro é muito bem preparado para votar."

O presidente afirmou que pessoalmente era favor às pesquisas com células-tronco embrionárias. "Eu, particularmente, sou favorável à aprovação das células-tronco. Acho que o mundo não pode prescindir de um conhecimento científico que pode salvar humanidade de muitas coisas. Não comento nada transitado em julgado na Suprema Corte."

O "Painel" da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal ou do UOL), editado por Renata Lo Prete, de ontem informou que a maioria dos 11 ministros do STF deve votar pela permissão das pesquisas com células-tronco de embriões humanos.

De acordo com o "Painel", ao menos seis ministros devem votar pela liberação das pesquisas, mas o placar pode chegar a até oito votos favoráveis. Carlos Ayres Britto, relator da ação, Celso de Mello, Marco Aurélio Mello, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Joaquim Barbosa devem se mostrar favoráveis.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/184780/visualizar/