Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 22 de Fevereiro de 2008 às 14:19

    Imprimir


Uma iniciativa pioneira em Mato Grosso identificou o perfil dos trabalhadores industriais. A pesquisa foi feita no segundo semestre de 2007, com 2.420 trabalhadores, em 93 empresas de todo o Estado e constatou alguns índices preocupantes em relação à saúde deste nicho. Um deles é o consumo exagerado de bebida alcoólica ocasional, que apontou que 35% dos entrevistados, entre homens e mulheres, praticam o hábito com freqüência.

O tabagismo entre os trabalhadores avaliados está dentro dos parâmetros considerados normais pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é até 16%. Este índice em Mato Grosso foi de 15%. Doenças como diabetes, hipertensão e colesterol elevado representam, respectivamente, 2%, 12,8% e 6% de incidência.

Segundo o consultor do Sesi Nacional, Charles Benhur Ferreira, a falta de atividades físicas de lazer é um dos dados mais alarmantes em Mato Grosso. “Constatamos que 44% dos trabalhadores são sedentários, sendo que no caso das mulheres, este índice sobe para quase 62%”, avalia. “Além disso, 43% dos entrevistados têm sobrepeso ou obesidade, ou seja, estão acima do peso considerado normal pelo Índice de Massa Corpórea (IMC).”

Embora 80% dos trabalhadores da indústria sejam homens, em relação ao estresse, as mulheres são as que mais sofrem desse problema. A pesquisa revelou que 16% delas sentem-se estressadas frequentemente, enquanto que para os homens este número foi de 11%. “Podemos associar este problema ao fato de muitas mulheres terem jornadas duplas e até triplas de trabalho, como profissional, mãe e dona de casa”, pontua. Um resultado positivo constatado foi que tanto homens como mulheres estão cientes que devem mudar alguns comportamentos para terem uma maior qualidade de vida. “Cerca de 60% dos homens declararam que já mudaram suas ações e 55% das mulheres sabem da importância de adotar atitudes mais saudáveis”.

Mato Grosso está entre os 17 Estados onde o levantamento foi realizado. De acordo com o superintendente do Sesi-MT, Luiz Augusto Moreira da Silva, a pesquisa servirá para que a instituição desenvolva ações voltadas para suprir os problemas apontados.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/185973/visualizar/