Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 20 de Fevereiro de 2008 às 08:18

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Mutum (MT) decidiu denunciar ao Ministério Público os moradores que não colaboram no combate à dengue.

Segundo a secretária Anke Helga Shwabe, após três notificações por falta de cuidados com o quintal, o morador será multado (em até R$ 2 mil) e, em seguida, receberá uma visita do agente de saúde.

Com a multa paga ou não, se a pessoa não tiver resolvido o problema de acúmulo de lixo e de água, será denunciada ao Ministério Público. "Tomamos essa decisão após uma conversa com o promotor local", disse a secretária ao G1. "A punição vai variar de caso a caso. Mas acredito que apenas o contato com o Ministério Público já deve deixar o morador mais alerta."

A Secretaria de Saúde destaca que as atuais condições climáticas (com chuvas e calor) são propícias à proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue. "Não podemos mais nos omitir, temos de manter alerta máximo e cuidados reforçados para evitar uma explosão de casos de dengue", afirma Anke.

O mosquito transmissor da doença se reproduz em água parada. A Prefeitura de Nova Mutum lembra que, para prevenir a proliferação do Aedes aegypti, é necessário esvaziar garrafas, colocá-las de boca para baixo, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de planta e cobrir bem tonéis e caixas d'água.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/186227/visualizar/