Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 15 de Fevereiro de 2008 às 12:09
Por: Maíra Sardinha

    Imprimir


A Seduc e Unemat assinaram nesta quinta-feira (14.02), no campus da universidade, em Barra do Bugres, os Protocolos de Intenção de criação da especialização em Educação Escolar Indígena e de ampliação para mais 50 vagas no curso de licenciatura. “O curso de pós-graduação é uma ação pioneira na América Latina. Em julho de 2008 serão ofertadas 40 vagas para os professores que concluíram o terceiro grau indígena”, ressaltou o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes.

De acordo com o vice-reitor da Unemat, Elias Januário, a ampliação das vagas é necessária para dar continuidade à formação dos professores indígenas da rede pública municipal e estadual. “O 3º Grau indígena será realizado no município de Luciara para atender os povos indígenas que vivem na região do Araguaia”.

Segundo Ságuas, a decisão de ter outro campus foi tomada por causa da dificuldade dos índios se deslocarem mais de 800 km da região do Araguaia até Barra do Bugres, como é o caso dos Karajá e Tapirapé. Além de assinar os protocolos, o secretário informou que até o final de 2008, o Governo do Estado deve reformar todas as escolas indígenas estaduais.

Na ocasião, a índia Pareci e vice-presidente do Conselho de Educação Indígena, Francisca Navantino e o vice-reitor do campus destacaram a importância da existência de um espaço físico próprio e adequado para a realização dos cursos indígenas.

Atualmente, 150 índios de 32 povos indígenas cursam as licenciaturas em Ciências da Matemática e da Natureza, Ciências Sociais e Línguas, Artes e Licenciatura. A parceria assinada hoje é resultado das ações do trabalho da Seduc e do Programa de Educação Superior Indígena Intercultural (PROESI), da Unemat, que tem o objetivo da realização de cursos de Licenciaturas Plenas e Bacharelado, bem como Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu.





Fonte: Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/186810/visualizar/