Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 28 de Janeiro de 2008 às 23:35

    Imprimir


As obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no conjunto de favelas do Alemão, na Penha, no subúrbio do Rio de Janeiro, ganharam um importante aliado: a comunidade. Para os moradores, o PAC traz esperança de dias melhores com mais educação, saúde e cidadania.

“Todo mundo quer essa obra aqui. É uma expectativa muito grande. Eu acho que as obras do PAC serão um grande divisor de águas para a cidade do Rio de Janeiro”, disse José Júnior, coordenador do grupo Afroreggae.

A população do Alemão é equivalente a de Copacabana, na Zona Sul da cidade, em torno de 150 mil moradores. Para os moradores, a falta de saneamento está entre os problemas mais graves.

Saúde e Educação

De acordo com funcionários de um Ciep, única escola dentro do Alemão, os alunos só começaram a estudar no segundo semestre de 2006. Além disso, há a falta de professor e a rotatividade é grande.

Para quem mora no Alemão, o Posto de Atendimento Médico (PAM) de Del Castilho é a unidade de saúde mais próxima. Segundo o diretor Sérgio Adeodato, o posto atende mais de mil pacientes por dia. A violência também atingiu a saúde dos moradores.

“Por causa da violência, aumentou o número de crianças com problemas psicológicos e aumentou o número de hipertensos na emergência”, disse Sérgio.




Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/188495/visualizar/