Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 28 de Janeiro de 2008 às 15:40
Por: André Xavier

    Imprimir


O governador Blairo Maggi disse, na manhã desta segunda-feira (28.01), que o governo do Estado trabalhará para que todos os 53 municípios de Mato Grosso, que ainda não são servidos pelo sistema de telefonia móvel (celular) sejam atendidos até o final deste ano. A afirmação foi feita durante a cerimônia de apresentação do plano de expansão da telefonia móvel por representantes das operadoras de telefonia no Estado; Wagner Oliveira Gomes (Brasil Telecom); José Benedito (Vivo); Gleison Fernandes de Mattos (Claro) e Edinaldo Socorro da Silva (Tim), realizada no auditório da Secretaria de Estado de Administração (SAD).

“É com muita alegria que chegamos neste momento em que poderemos solucionar esse velho problema de Mato Grosso”, ressaltou Maggi ao se referir à falta de acesso ao serviço de telefonia móvel por parte das populações desses 53 municípios mato-grossenses. Ele destacou que a acesso ao serviço de celular é um antigo e dos mais importantes sonhos dos excluídos dessa tecnologia.

“Temos que comemorar também o fato de que o governo do Estado não será onerado por esses investimentos, não tendo nenhum custo ou precisou oferecer nenhum benefício", reforçou Maggi explicando que será criado um fundo especial para o desenvolvimento das telecomunicações em Mato Grosso. O governador afirmou ainda que o fundo, aprovado pela Assembléia Legislativa, já conta com R$ 100 milhões e será alimentado por títulos da dívida ativa e cartas de crédito.

Maggi elogiou o trabalho do vice-governador Silval Barbosa que mediou o processo de articulação para que o programa de expansão fosse criado e a partir de agora esteja em execução. O governador lembrou ainda, que o fundo não se limita a expandir apenas a telefonia celular, mas também a telefonia fixa e em localidades distantes com a instalação de orelhões, por exemplo, onde seja necessário.

Embora esteja estabelecido pelo cronograma técnico que as operadoras irão instalar o serviço em 50% desses municípios neste ano e nos outros 50% em 2009, o governador fez um apelo aos representantes das empresas presentes para que se esforcem no sentido de realizar todos os serviços ainda até o final deste ano. “Vamos trabalhar nessa direção. Vamos ajudar as companhias a melhorar a vida das pessoas através das telecomunicações”, assinalou Maggi.

A prestação dos serviços foi distribuída entre as quatro operadoras que trabalham no Estado ficando a Brasil Telecom com 27 municípios (Banda F), a Vivo com 12 (Banda J), a Tim com nove (Banda I) e a Claro com cinco (Banda G). Serão instaladas torres onde for necessário e o conjunto de equipamentos que formam a Estação Rádio Base, que possibilitará o serviço.

Participaram ainda da reuniãomaioria dos prefeitos dos municípios beneficiados, o secretário estadual de Administração. Geraldo De Vitto, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), José Aparecido dos Santos; os deputados federais; Eliene de Lima e Valternir Pereira; os deputados estaduais; José Riva, Daltinho, Wagner Ramos e Carlos Avalone.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/188555/visualizar/