Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 27 de Janeiro de 2008 às 17:22

    Imprimir


O governo israelense disse que voltará a fornecer combustíveis para a Faixa de Gaza, dez dias depois de ter decretado um bloqueio ao território, em resposta ao lançamento de foguetes por militantes palestinos.

Israel diz, no entanto, que o fornecimento de combustíveis vai ser limitado a 2,2 milhões de litros na semana que vem, apenas o suficiente para manter a estação de energia de Gaza em funcionamento.

A decisão foi anunciada durante uma audiência na Suprema Corte de Israel, em que grupos de direitos humanos questionaram o bloqueio e defenderam que a medida é uma "punição coletiva ilegal".

Mais cedo, líderes palestinos e israelenses se encontraram em Jerusalém para discutir a crise em Gaza.

A situação se agravou há cinco dias, quando militantes do Hamas destruíram partes da cerca da fronteira com o Egito, permitindo que centenas de milhares de palestinos se dirigissem para cidades do país vizinho em busca de bens essenciais.

Na sexta-feira, policiais egípcios tentaram retomar o controle da fronteira, mas fracassaram, em meio a confrontos com militantes.

Na reunião deste domingo, o presidente palestino, Mahmoud Abbas, voltou a oferecer que seus homens passem a controlar as fronteiras da Faixa de Gaza em vez de representantes do Hamas, mas não recebeu nenhuma resposta oficial de Israel.

O Hamas detém o controle da Faixa de Gaza há sete meses, depois de intensos combates com integrantes do Fatah, do presidente Abbas.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/188658/visualizar/