Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 24 de Janeiro de 2008 às 21:21

    Imprimir


Nações Unidas, 24 jan (EFE).- Os embaixadores dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido) e da Alemanha se reuniram hoje, na sede das Nações Unidas, para elaborar uma nova resolução contra o Irã, por causa de seu polêmico programa nuclear.

O encontro, segundo fontes diplomáticas, serviu para discutir uma forma de concretizar o acordo alcançado na última terça-feira pelos ministros de Exteriores do chamado Grupo 5+1, ao decidir impulsionar uma nova resolução contra o Irã perante sua recusa a deter o enriquecimento de urânio.

As fontes afirmaram que ainda não há um texto sobre a mesa, e que primeiro devem ser definidos os "contornos" da minuta de resolução.

Um diplomata europeu que pediu anonimato indicou hoje que esse documento, que é patrocinado por Reino Unido, França e Alemanha, deve ser apresentado na semana que vem ao resto do Conselho de Segurança.

Após isso, prosseguiu, começarão as negociações para tentar conseguir fazer com que a totalidade dos 15 membros do principal órgão executivo da ONU apóiem as novas sanções.

A mesma fonte reconheceu que será especialmente difícil convencer membros como Líbia, Vietnã, Indonésia e África do Sul, que são contrários a novas sanções, mas afirmou que o texto será negociado "pelo tempo que for necessário" para conseguir unanimidade no Conselho.

Entre os elementos desta resolução estão novos congelamentos de bens, maior vigilância de transações internacionais e proibições de viagens para algumas pessoas em particular, entre outras medidas.

No Irã, que hoje recebeu a sexta remessa de combustível nuclear russo para sua usina atômica de Bushehr, o presidente Mahmoud Ahmadinejad disse, em relação a seu programa nuclear, que seu país "escolheu seu caminho e o seguirá".

O Irã afirma que seu programa de energia nuclear é pacífico, e tem como único objetivo produzir eletricidade. Líderes do país afirmaram que uma nova resolução com sanções contra o país não levará Teerã a mudar sua política atômica.

Os Estados Unidos e outros países ocidentais buscam com esse novo projeto de resolução forçar o regime iraniano a parar com o enriquecimento de urânio, uma matéria que pode ter um duplo uso, militar e civil.

O enfrentamento entre Teerã e essas nações ocidentais pelo programa nuclear iraniano data de 2002. Desde então, o Conselho de Segurança da ONU impôs sanções ao país em duas ocasiões, em dezembro de 2006 e março de 2007.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/188954/visualizar/