Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 24 de Janeiro de 2008 às 10:30

    Imprimir


O Diário Oficial da União da última segunda-feira, 21, publicou a lista preliminar de pólos selecionados no segundo edital da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A Comissão de Seleção do Ministério da Educação aceitou 271 propostas de abertura de pólo. Minas Gerais é o estado com o maior número de pólos pré-selecionados, um total de 31. Em seguida, aparecem Paraná, com 26, e Bahia, com 25.

O Estado de Mato Grosso também foi selecionado com 11 cidades, dentre elas estão Diamantino e Barra do Bugres, fazendo parte de nossa região. Além dessas foram pré-selecionadas as cidades de Alta Floresta, Alto Araguaia, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Xavantina, Guarantã do Norte, Cuiabá, Jauru e Pedra Preta.

O segundo edital dá continuidade ao programa iniciado em 2005, que abriu 40 mil vagas em cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu), a distância, em 2007, em 290 pólos.

Com as novas propostas aceitas, o sistema UAB passa a atender todos os estados e o Distrito Federal, dobrando, em 2008, o número de vagas criadas até 2007. Segundo o secretário de Educação a Distância, Carlos Eduardo Bielschowsky, cada pólo atende à população num raio de 100 quilômetros. “Cerca de 830 pólos são suficientes para cobrir todo o território nacional, devemos alcançar esse objetivo até 2010”, afirmou.

Os responsáveis pelas propostas devem assinar o Termo de Compromisso, assumindo as ações determinadas.

SAIBA MAIS - O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um programa do Ministério da Educação, criado em 2005, no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação e possui como prioridade a capacitação de professores da educação básica. Seu objetivo é de estimular a articulação e integração de um sistema nacional de educação superior. Esse sistema é formado por instituições públicas de ensino superior, as quais se comprometem a levar ensino superior público de qualidade aos municípios brasileiros.

Apesar do UAB ter sido criado com o intuito principal de qualificar professores de educação básica, também podem participar, qualquer cidadão que tenha concluído a educação básica, e que, tenha sido aprovado em processo seletivo, atendendo aos requisitos exigidos pela instituição pública vinculada ao Sistema Universidade Aberta do Brasil.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/189052/visualizar/