Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 23 de Janeiro de 2008 às 19:24

    Imprimir


Bogotá, 23 jan (EFE) - A senadora colombiana Piedad Córdoba, que intermediou junto com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, perante a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para buscar um acordo humanitário, foi agredida verbalmente hoje por passageiros de um vôo que a levava para Caracas.

Segundo a edição digital do jornal "El Tiempo", o incidente aconteceu após a decolagem de um vôo da companhia colombiana Avianca, quando um grupo de passageiros insultou a parlamentar de oposição durante a viagem, o que levou a tripulação a cogitar voltar a Bogotá.

Fontes da Aeronáutica Civil (Aerocivil) em Bogotá disseram à Agência Efe que houve "um incidente" na sala de embarque do aeroporto da capital colombiana, onde "alguns passageiros, aparentemente, a insultaram", mas dizem desconhecer outros episódios a bordo do avião.

A Aerocivil indica que Córdoba pediu proteção e foi acompanhada pela Polícia.

Segundo o jornal, perante a crescente hostilidade de alguns passageiros contra a senadora, que viajava sem seguranças e não respondeu às agressões, a tripulação protegeu a parlamentar e o comandante do avião anunciou que poderia ser obrigado a retornar à capital colombiana. Isso colocou fim ao tumulto.

Em qualquer caso, devido à tensão registrada durante o vôo, de uma hora e meia, a tripulação se comunicou com a torre de controle do aeroporto de Caracas e, após o pouso, a segurança venezuelana passou a fazer a escolta de Córdoba. Em agosto, a senadora e Chávez foram autorizados pelo presidente colombiano, Álvaro Uribe, a realizar gestões perante as Farc para tentar conseguir um acordo humanitário que colocasse em liberdade 44 seqüestrados pelo grupo em troca de 500 guerrilheiros presos.

Apesar disso, em novembro Uribe cancelou a gestão, o que provocou um aumento de tensão entre os Governos da Venezuela e da Colômbia.

Piedad Córdoba é mal vista em diversos setores colombianos por ser próxima a Chávez, e acusada de ter ligação com as Farc, já que se reuniu com alguns de seus dirigentes durante a mediação frustrada. Em alguns sites sua renúncia é pedida.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/189128/visualizar/