Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 19 de Janeiro de 2008 às 09:22

    Imprimir


Já está definido o esquema de segurança pública para o período de carnaval. A operação “Carnaval 2008: Paz e Alegria” será lançada no próximo dia 31, às 9 horas, na Praça Ipiranga. Durante os cinco dias de festa, as polícias Civil, Militar, Técnica e Corpo de Bombeiros irão atuar em pontos estratégicos e considerados críticos neste período. A operação terá o apoio de outras instituições de segurança como Exército, polícias Federal e Rodoviária Federal e Guarda Municipal e órgãos públicos como Detran, prefeituras da Baixada e secretarias estaduais e municipais.

De acordo com o secretário Carlos Brito, essas parcerias oferecem confiança à sociedade que busca no Carnaval um evento de festividade e alegria. “A integração sempre foi positiva e temos como exemplo os resultados dos índices de criminalidade na Grande Cuiabá que, em 2007, atingiram índices menores que em 2006, disse o secretário, ressaltando que o esforço será redobrado durante todo o ano de 2008, especialmente em datas especificas, como o Carnaval e outros eventos e feriados”.

A partir do próximo dia 22, as Bases Comunitárias de Segurança realizarão blitz educativas e preventivas em todas os bairros atendidos pelas unidades. Na oportunidade serão distribuídos materiais com dicas de segurança e telefones de emergência.

Durante a apresentação do planejamento, o comandante geral da PM, coronel Antônio Benedito de Campos Filho, destacou os locais e modus operandi de atuação. “Teremos aproximadamente 1,7 mil homens atuando na Baixada Cuiabana e cerca de 4 mil em todo o Estado. Além da Grande Cuiabá, as ações serão reforçadas nos municípios de maior rotatividade de pessoas, como Santo Antônio do Leverger, Livramento, Bonsucesso, Chapada dos Guimarães e outros”. Durante o período, a Polícia Militar vai reforçar o policiamento ostensivo (a pé e ciclístico), motorizado (motocicleta e viatura) e os pontos de barreira e triagem.

A Polícia Judiciária Civil vai reforçar o atendimento de ocorrências dos quatros Centros Integrados de Segurança e Cidadania (CISC’s) da Grande Cuiabá e das delegacias do interior do Estado. De 1º a 05 de fevereiro, as unidades policiais da Capital e do interior irão trabalhar com escala especial. O objetivo é assegurar o pleno funcionamento das delegacias e o atendimento à população. “Vamos disponibilizar um efetivo suficiente para atender a demanda. A finalidade é dar as unidades condições para fazer o atendimento emergencial de forma rápida e eficiente, atuando em conjunto com as forças de segurança”, disse o diretor geral da Polícia Civil, José Lindomar Costa.

Ao todo serão 271 policiais civis entre delegados, escrivães e investigadores, nas unidades de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio de Leverger e Nossa Senhora do Livramento. Os CISC’s terão atendimento 24 horas. No interior também haverá equipe especial centralizadas em cada cidade das doze regionais.

Durante o período carnavalesco, o Corpo de Bombeiros Militar trabalhará com todo o efetivo operacional e administrativo, inclusive com retorço de mais 25 Militares do Comando Geral. Para o comandante da Área Metropolitana, tenente coronel Alexandre Rogrigues, “o período de Carnaval é marcado por um aumento considerável no número de ocorrências de acidentes de um modo geral e, dentre os vários fatores que geram esse aumento, destacam-se o consumo excessivo de bebidas alcoólicas combinado com direção e grande concentração popular em locais públicos. Tomando como premissa base esses fatores, a Corporação deve concentrar esforços e se organizar estratégica e operacionalmente preparando-se para atender a sociedade a contento”.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/189700/visualizar/