Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 18 de Janeiro de 2008 às 15:31

    Imprimir


Cientistas norte-americanos descobriram a forma de bloquear a ameba intestinal, um parasita que mata e "devora" células humanas, afirma um estudo divulgado pela revista "PLoS Pathogens", em sua edição desta sexta-feira (18).

Segundo pesquisadores da Universidade da Virgínia e da Universidade de Vermont, o método consistiria em neutralizar a função de uma das proteínas que ajudam o protozoário a executar a tarefa.

O parasita estudado é a Entamoeba histolytica, que causa a amebíase e a inflamação do cólon. De acordo com o pesquisador William Petri, a identificação das moléculas envolvidas na morte e ingestão celular poderia explicar a forma como o organismo causa a colite nas crianças.

A proteína foi identificada como quinase PATMK. Quando a sua ação foi neutralizada, a ameba deixou de devorar as células mortas, disseram os cientistas em seu relatório.

"Pela primeira vez impedimos a ameba de invadir os intestinos. Isto significa que estamos mais perto de prevenir uma doença que ataca as crianças no mundo todo", disse Petri.

Segundo Douglas Boettner, outro cientista que participou da pesquisa, a proteína poderia ajudar na busca de uma vacina.

A amebíase afeta aproximadamente 50 milhões de pessoas por ano e causa 100 mil mortes no mundo todo, disseram os pesquisadores.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/189793/visualizar/