Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 17 de Janeiro de 2008 às 13:08
Por: Rubens de Souza

    Imprimir


O governador Blairo Maggi está disposto a “bloquear” a aproximação do prefeito Wilson Santos com o PMDB. E também o avanço do deputado José Carlos do Pátio, em Rondonópolis. Para isso, ofereceu ao partido aquilo que seus dirigentes mais se simpatizam: cargo no Governo. A vaga disponível seria na Secretaria de Turismo, que ficará aberta com o remanejamento de Pedro Nadaf para o lugar de Alexandre Furlan, na Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração. A proposta foi levada ao deputado federal licenciado Carlos Bezerra, presidente do sigla, que, segundo fontes do Governo, já teria escolhido a esposa, Tetê Bezerra, para o cargo.

Em nome de uma reeleição sem maiores problemas, Santos vinha fazendo esforços para tentar atrair o PMDB para sua administração. Articuladores do prefeito admitiram que Wilson vinha procurando canais de conversações. Como o partido perdeu seu único candidato, o deputado Walter Rabello, que se transferiu para o PP, havia uma brecha para negociar tanto para o presente como para o futuro. Contudo, enfrentava fortes resistência no Diretório Municipal, liderado pelo vereador Domingos Sávio. Se bem que, dentro do PMDB, com as lideranças que têm, isso não seria problema.

Com o Governo, porém, a situação fica mais fácil. Pelo menos aparentemente. O partido, em tese, já tem um cargo de relevância, que é o vice Silval Barbosa, em vias de assumir, no caso, acumular a Secretaria de Assuntos Estratégicos – o que o tornaria um dos homens mais poderosos do Governo. No ano passado, o partido esteve em vias de indicar o secretário de Infra-Estrutura e depois o de Indústria, Comércio e Mineração: acabou não levando pela “fome de cargos”, já que queria a secretaria de “porteira fechada”, fato que Maggi não teria concordado.

Há, por outro lado, “efeitos colaterais”. E grandes! O deputado José Carlos do Pátio, que nasceu na política pelas mãos de Carlos Bezerra, deverá oferecer resistências. Muito simples: o parlamentar estadual é um dos nomes mais cotados para ser candidato do partido a prefeito da cidade. Justamente em oposição a Adilton Sachetti, do Partido da República, liderado por Maggi. Com uma agravante: Sachetti é amigo pessoal do governador, que “banca” o mega-empresário rural nos meios políticos. Com o PMDB no Governo, haveria um travamento do processo.

Em Rondonópolis, em verdade, a situação é mais crítica porque o PMDB, com a segunda maior bancada na Câmara Municipal, deverá continuar com a postura de oposição. “Vamos cobrar o que estiver errado e, dependendo do caso, vamos até o Ministério Público, se não tivermos respaldo na Câmara” - avisou a vereadora Mariúva Valentin Chaves, líder da sigla no Legislativo. “Se percebemos que o projeto será bom para a cidade vamos votar, se for ao contrário não vamos, posso dizer que vamos fazer uma oposição com ética”, afirmou a vereadora.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/190004/visualizar/