Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 19 de Dezembro de 2007 às 09:52
Por: Bruno Garcia

    Imprimir


O município de Chapada dos Guimarães receberá investimentos de R$ 700 mil, valor que será destinado à reconstrução e reforma de pontes de madeira nas rodovias estaduais não pavimentadas no município. O recurso foi viabilizado pelo prefeito Gilberto Mello (PR) junto ao Governo do Estado, via parceria que atenderá 16 pontes localizadas no município.

O secretário municipal de Obras, Osmar Froner informou que a ponte sobre o Rio da Casca, danificada em um acidente no mês passado, encontra-se em obras e a previsão é que seja concluída em 10 dias. A ponte sobre o Rio Cachoeirinha, que também está sendo reconstruída, será entregue nos próximos dias.

Além dessas duas pontes, outras estão sendo reformadas, como é o caso das pontes: Ribeirão Jardim (20 metros); Córrego Seco, localizado na comunidade de Varginha (22 metros); Rio da Casca, na Fazenda Invernada (25 metros); Rio Cachoeira Rica (18 metros) e Rio Cachoeirinha, na estrada de acesso a Grande região de Cachoeira Rica (16 metros).

Também foram autorizadas obras nas pontes: Rio Quilombo, no Buritizinho (30 metros); Córrego Roncadorzinho, acesso João Carro (7 metros); Córrego Roncadorzinho, acesso Biquinha (7 metros); Rio da Casca – Usina Casca I (20 metros); Córrego Ponte Alta, acesso comunidade Boqueirão (18 metros); Córrego Faxinal (12 metros); Córrego Colônia (8 metros); Córrego Seco (7 metros) e Córrego Sucurizinho, no acesso da balsa do Manso (7 metros). Essas obras iniciarão ainda este ano.

No decorrer do ano a Secretaria Municipal de Obras executou, com recursos próprios, a reconstrução das pontes de madeira sobre os córregos: Grande, Lajinha, Capivara e Pingador. Além da reforma de assoalho e rodeiros em diversas pontes do município. “Mesmo frente as dificuldades temos conseguido manter as estruturas de mais de 150 pontes existentes no município em condições de trafego, destacando a forte participação dos produtores rurais na doação de madeiras”, ressaltou Osmar.

Solução

Para buscar uma solução definitiva, a administração tenta viabilizar recursos financeiros para implantar pontes de concreto armado nos principais acessos do município, para isso, a Secretaria de Obras desenvolveu projeto técnico para construção de pontes de concreto nos rios: Cachoeira Rica, Rio Lagoinha, Rio da Casca e Roncador dos Mendes, com valor estimado em R$ 1,5 milhões. Para viabilizar esses recursos, a prefeitura pleiteia convênio junto ao Ministério da Integração Nacional.

“Juntamente com os Presidentes das associações dos Assentamentos de Furnas e das Comunidades Tradicionais atingidas pelo lago, estamos cobrando da Empresa Furnas a construção de pontes de concreto onde foram construídas pontes de madeira, que estão praticamente apodrecendo, principalmente no Rio Quilombo, Rio da Casca e Rio Manso onde estão funcionando as Balsas. Sendo a intenção de eliminar o funcionamento das balsas”, complementou Froner.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/193640/visualizar/