Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 16 de Dezembro de 2007 às 18:55

    Imprimir


Manágua, 16 dez (EFE).- O Movimento Renovador Sandinista (MRS, centro-esquerda), na oposição, confirmou hoje que estuda a possibilidade de declarar incapaz o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, por "demência".

A deputada dissidente sandinista Mónica Baltonado disse à Agência Efe que invocará o artigo 149 da Constituição, que estabelece a declaração de incapacidade total ou permanente do Presidente da República.

A iniciativa, divulgada pela legisladora à imprensa local, é anunciada como conseqüência de uma acusação feita pelo governante aos deputados da oposição.

O líder sandinista acusou os oposicionistas, na última sexta-feira, de estarem sendo "pagos" por cartéis de droga para promover três projetos de anistia, que, segundo Ortega, colocariam criminosos em liberdade caso fossem aprovados.

A oposição refutou as declarações do presidente e sustentou que esses projetos de anistia não beneficiarão narcotraficantes.

Baltonado, uma ex-comandante guerrilheira sandinista, comentou que Ortega tem um "reiterado afã de mentir". O presidente já chamou aos opositores de "cachorros raivosos" e de "senadores do império".

Isso "nos leva a pensar que (Ortega) parece louco e está perdendo a razão, e se seguir insistindo em mentir, não restará mais caminho que promover, com amparo do artigo 149 da Constituição, a declaração de incapacidade total do Presidente" para governar, reiterou.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/194069/visualizar/