Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 16 de Dezembro de 2007 às 18:19

    Imprimir


Paris, 16 dez (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, expressou hoje desejo de que a conferência de doadores que será realizada amanhã em Paris não só forneça fundos para seu território, como também possa dar uma clara mensagem política em favor de um Estado palestino e da paz na região.

Abbas falou à imprensa após participar hoje de uma reunião com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, na véspera dessa conferência, que reunirá em Paris representantes de cerca de 90 delegações de Governos e instituições internacionais.

Convocada para proporcionar fundos, com o objetivo de tornar viável economicamente os territórios palestinos, o evento de Paris chega depois da realização da Conferência de Annapolis (Estados Unidos), que em 27 de novembro último pôs fim a anos de bloqueio entre palestinos e israelenses e permitiu a retomada do processo de paz.

A reunião de amanhã "não é só uma conferência de âmbito econômico, mas tem um objetivo político", dada a ampla presença internacional, completou Abbas, antes de acrescentar que aposta na possibilidade de todos "estarem à altura" das exigências do ponto de vista financeiro.

O Governo palestino elaborou um programa de reformas da ANP para o período 2008-2010, aprovado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BM) e cujo orçamento estimado é de cerca de US$ 5,6 bilhões.

"A ajuda aos palestinos é indispensável", disse o líder da ANP, que reiterou a importância de se contar com um Estado em paz e segurança.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/194071/visualizar/