Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Domingo - 16 de Dezembro de 2007 às 17:20

    Imprimir


O Comitê Executivo da Fifa anunciou a proibição de se realizar jogos em altitudes superiores a 2.750 m se não houver a "aclimatação necessária" para os jogadores. O encontro foi em Tóquio, no Japão.

Segundo o comitê, a atitude segue "recomendação apresentada por destacados especialistas médicos de todo o mundo". O documento, porém, não esclarece qual é o tempo necessário para que seja feita a aclimatação.

A nova regra será aplicada de imediato em todas as competições da entidade, o que traz conseqüências diretas para as eliminatórias da Copa de 2010.

Países como Bolívia, Peru, Equador e Colômbia têm utilizado a altitude como trunfo em partidas dentro de casa.

A seleção brasileira ainda fará confrontos pelas eliminatórias da Copa contra Equador e Bolívia no país do adversário, em locais a serem confirmados.

Outro torneio que sofre alteração direta com a nova norma da Fifa é a Taça Libertadores, cujo sorteio das chaves será na próxima quarta-feira, em Assunção (Paraguai). São Paulo, Santos, Flamengo, Fluminense e Cruzeiro serão os representantes brasileiros no campeonato.

As resoluções da Fifa sobre o assunto têm sido dúbias. Em maio, a entidade vetou jogos em locais acima de 2.500 m.

A decisão provocou polêmica na América do Sul. Descontente, a Colômbia ameaçou até não participar das eliminatórias.

Já o presidente boliviano Evo Morales promoveu um patético jogo contra uma equipe de alpinistas a 6.000 m para provar que a altitude não prejudicaria a saúde dos jogadores.

Em junho, a entidade que comanda o futebol cedeu às pressões, autorizando confrontos em até 3.000 m, mas diminuiu a tolerância novamente.

Na reunião, a Fifa também criticou a chance de que a final do futebol da Olimpíada de Pequim-08 ocorra ao meio-dia por causa das TVs.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/194079/visualizar/