Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 12 de Dezembro de 2007 às 13:53

    Imprimir


Dez pessoas foram resgatadas de situação degradantes análogas ao trabalho escravo em uma fazenda em Monte Verde, interior de Mato Grosso, conforme informações divulgadas nesta quarta-feira pelo Ministério Público do Trabalho. Os trabalhadores foram encontrados no dia 7 de dezembro alojados em barracos de lona no mato, sem qualquer condição de higiene ou segurança, não dispunham de banheiro, cozinha ou refeitório.

Eles até tomavam água imprópria para consumo. Nas proximidades da fonte de água, havia tambores abertos de agrotóxico, constituindo enorme risco de contaminação aos trabalhadores e ao meio ambiente. De acordo com o MPT, nenhum dos trabalhadores recebeu equipamentos de proteção individual, como chapéus, luvas ou botas e não tinham a carteira de trabalho assinada pelo empregador. Por exigência do MPT, os trabalhadores foram alojados provisoriamente na sede da fazenda, em prédios adequados, até a audiência do procurador com o proprietário da fazenda.

O fazendeiro celebrou termo de ajustamento de conduta com o Ministério, comprometendo-se a cumprir mais de 30 obrigações, visando a completa adequação da fazenda à legislação trabalhista, sob pena de multas mensais no valor R$ 20 mil por obrigação descumprida. O empregador anotará nas carteiras de todos os trabalhadores e pagará indenizações individuais por dano moral.

Além disso, o proprietário pagará R$ 55 mil de indenização pelo dano moral coletivo, valor que o Ministério Público do Trabalho irá destinar às entidades e projetos voltados aos trabalhadores em geral. Entre as destinações estará a instalação, em parceria com a Prefeitura Municipal de Alta Floresta, de uma unidade do Senai na cidade, o que ampliará o oferecimento de cursos profissionalizantes para a região.

Os trabalhos foram coordenados pelo Procurador Rafael de Araújo Gomes, do Ofício da PRT23ª Região, instalado em Alta Floresta, com o apoio da Polícia Militar do Estado.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/194501/visualizar/