Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 11 de Dezembro de 2007 às 17:33

    Imprimir


O Brasil deve sofrer novos embargos contra a exportação de sua carne bovina à União Européia (UE). Bruxelas deixou claro que está preparando medidas que poderão entrar em vigor em 2008 para barrar parte das vendas nacionais por problemas fitossanitários. Uma das possibilidades seria a limitação significativa do número de empresas e frigoríficos com a autorização para exportar.

As medidas são resultado das inspeções feitas pelos veterinários da Europa, que no mês passado estiveram no Brasil. Bruxelas já havia alertado as autoridades nacionais de que a situação da produção de carne não era boa. Mas deu seis meses para o País colocar seus controles em dia, o que não teria ocorrido.

A eventual decisão de impor novas sanções ainda não foi tomada. Mas os veterinários europeus já estudam que tipo de medidas poderão ser aplicadas. Bruxelas, porém, terá de equilibrar o embargo à pressão dos departamentos econômicos do bloco que temem que as limitações à carne brasileira podem acabar gerando uma inflação no preços alimentos na Europa.

Hoje, o Brasil é um dos principais fornecedores de carnes para o mercado europeu e um embargo geraria uma alta nos preços. Para os produtores irlandeses e ingleses, que há meses pedem o embargo, a notícia foi comemorada, já que poderá representar maiores vendas desses países ao restante do bloco. Hoje, agências internacionais de notícias chegaram a anunciar que o comissário de Saúde Animal da Europa, Markos Kyprianou, já teria proposto limitações à carne brasileira durante a reunião semanal dos comissários da UE. A porta-voz da comissão, Nina Papadoulaki, desmentiu que as propostas tivessem sido apresentadas. Mas confirmou que os técnicos estão "avaliando o relatório dos veterinários e considerando as medidas a serem tomadas".

Por causa da febre aftosa, os europeus já aplicam embargo contra as carnes de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Mas os produtores europeus alegam que o Brasil estaria movendo o gado dessas regiões para Estados livres de aftosa para poder exportar. O Brasil sempre negou que a produção de carne estivesse fora dos padrões europeus.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/194645/visualizar/