Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 05 de Dezembro de 2007 às 19:49

    Imprimir


Sob a coordenação do MT Regional, mais de 1.100 animais, entre peixe pirarucu e tartarugas, foram resgatados de lagos com baixa lâmina d’água na região do Araguaia durante a Operação SOS Pirarucu, no período crítico de seca. A operação, que ocorreu nos Municípios de Luciara, São Félix do Araguaia e Novo Santo Antônio, devolveu a vida aos animais numa ação conjunta entre órgãos do Governo Estadual como a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Indea, Empaer, câmaras de vereadores e entidades de pescadores.

Numa operação de salvamento nos lagos do Araguaia, as três equipes distribuídas entre os Municípios percorreram cerca de 3 mil quilômetros numa investida em prol do meio ambiente, a qual consistia em povoar os lagos com animais de espécie amazônica. Em Luciara, 32 pirarucus foram encontrados.

No caso do pirarucu, após ser malhado (preso) na rede, ele era colocado dentro de uma caixa de isopor. Em seguida era levado para o tanque rede até somar uma quantidade a serem levados em caminhonete para serem soltos em lagos com abundância de água, cuja distância varia de 8 a 10 quilômetros.

“Muito mais que o salvamento desses peixes que tem grande importância econômica em todas essas regiões, foi o envolvimento da comunidade e principalmente as pessoas ligadas à atividade de pesca, criando e reforçando a conscientização ambiental”, destaca relatório produzido pels entidades enviado ao MT Regional.

Segundo Tânia Márcia de Souza Ribeiro, coordenadora da operação em Luciara, a estiagem prolongada deste ano pôs em risco a vida de vários animais. “Esperamos esta ação não seja um fato isolado, que seu processo seja contínuo, para continuarmos trabalhando em prol do meio ambiente”, disse.

“A operação teve vários objetivos, entre os quais, o de salvar essa espécie e futuras matrizes. Tudo isso dentro da proposta que o governo vai formatar da criação de peixes em lagos naturais no projeto de manejo sustentável, além de envolvimento da comunidade”, disse secretário-adjunto de Projetos Estratégicos, Neurilan Fraga.




Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/195467/visualizar/