Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 04 de Dezembro de 2007 às 15:43

    Imprimir


O Tribunal Regional Eleitoral acaba de acatar, em decisão monocrática, o pedido com efeito suspensivo impetrado pelos advogados do deputado federal Pedro Henry (PP) e da estadual Chica Nunes (PSDB). Com isso, os dois continuam cassados, mas vão se defender no exercício do mandato. O relator do processo foi o juiz-membro do TRE, José Zuquim. Agora, Chica e Henry terão mais tempo para se defender e evitar a perda do mandato. Os dois são acusados de compra de votos. Foram cassados há 15 dias.

Tanto a Mesa Diretora da Câmara Federal quanto a Assembléia Legislativa já tinham sido notificadas e planejavam empossar os suplentes nesta semana. No caso de Chica, se efetivaria Carlos Avalone. No lugar do deputado federal de terceiro mandato Pedro Henry, um dos caciques do PP, se preparava para tomar posse o suplente Chico Daltro, atual secretário de Estado de Ciência e Tecnologia.

(Às 15h40) - Presidente tem poder de revogar

O presidente do TRE, desembargador José Silvério, tem poderes para levar ao Pleno a decisão monocrática do juiz-membro José Zuquim e revogá-la. Para isso, é preciso que tenha ao menos a manifestação favorável a essa medida do Ministério Público Eleitoral. Nesse caso, deve entrar em cena a procuradora Léa Batista, a mesma que bateu duro pela cassação dos deputados Chica Nunes e Gilmar Fabris e também do federal Pedro Henry.

(Às 15h50) - Fabris deve recuperar mandato

O deputado licenciado e cassado Gilmar Fabris ingressou com embargo declaratório no TRE, na esperança de reconquistar o mandato. O relator do processo é o magistrado Antonio Horácio. Será julgado na sessão de quinta. Como Henry e Chica conseguiram o efeito suspensivo, Fabris se mostra empolgado. Acha que também "sobreviverá" no mandato.

(Às 15h55) - Deputados comemoram decisão

O clima de velório agora é de alegria nas residências, apartamentos, gabinetes e nos escritórios dos deputados Pedro Henry e Chica Nunes, após a manobra jurídica que acabou assegurando aos dois a permanência no cargo, mesmo cassados. Chica estava em sua residência quando foi avisada pelo seu advogado Mário Sá sobre a decisão de José Zuquim. Henry estava em Cáceres e quase caiu da cadeira ao receber a "boa notícia".

(Às 16h05) - Suplentes Daltro e Avalone guardam os ternos

Chico Daltro, suplente do deputado cassado Pedro Henry, já tinha reservado o terno para a posse. Ele chegou a telefonar para alguns amigos convidando-os para a solenidade de posse em Brasília. Havia expectativa de que o ato fosse ocorrer nesta quinta ou, no máximo, na próxima semana. Agora, cancela-se tudo. Henry se mantém no poder, tudo por força de uma decisão liminar do juiz-membro do TRE, José Zuquim, que acatou o efeito suspensivo.

O suplente da deputada estadual cassada Chica Nunes, Carlos Avalone (PSDB), também estava empolgado com a possibilidade de conquistar a cadeira de titular na Assembléia. Ele chegou a sondar o presidente da Assembléia, deputado Sérgio Ricardo, para saber se já havia marcado data para ser empossado. Como Chica foi salva por José Zuquim, Avalone volta a devolver o terno da posse a seu guarda-roupa.

(Às 16h40) - Daltro diz que torcia pelo amigo Henry

O secretário estadual de Ciência e Tecnologia e primeiro suplente de Henry, Chico Daltro (PP), disse que recebeu a notícia da suspensão da decisão do TRE de bom grado. "Nunca desejei mal à ninguém, menos ainda a um companheiro de partido", declarou. Daltro disse ainda que sempre tomou a posição de neutralidade. O pepista iria ocupar a vaga na Câmara Federal, caso Henry fosse de fato cassado.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/195672/visualizar/