Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 04 de Dezembro de 2007 às 14:39
Por: André Xavier

    Imprimir


O governador Blairo Maggi disse na manhã desta terça-feira (04.12), no salão de eventos da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), em Cuiabá, que a pecuária e a agricultura, desenvolvidas no Estado, são as de maior sustentabilidade do mundo. Ele ressaltou que atualmente essas atividades econômicas estão dentro da legalidade e atendem a todas as questões sociais, sanitárias e ambientais exigidas. “Temos feito tudo corretamente e estamos em dia com as questões ambientais e sociais”, enfatizou Maggi.

A declaração foi feita durante a solenidade de posse da nova diretoria da Acrimat que reuniu aproximadamente 200 pessoas, entre elas; criadores, empresários e autoridades. Na ocasião, Maggi assinou, com o presidente empossado; Mário Roberto Cândia de Figueiredo, um protocolo de intenções que estabelece a parceria da entidade com o Governo do Estado. “Tenho certeza de que a Acrimat e os pecuaristas mato-grossenses estão no caminho certo, ao fazerem a correção do que foi feito de errado e ao se comprometerem em não fazer mais nada de errado daqui para frente”, frisou.

O governador observou que este é o desejo do governo estadual e que, assim agindo, em defesa não só deles próprios e das suas atividades econômicas, os pecuaristas defendem a sua imagem e a de Mato Grosso. Ele observou que a pecuária e a agricultura ocupam apenas 36% do território mato-grossense e os outros 64% de sua área ainda é preservada.

Para Maggi, os pecuaristas sempre foram taxados de depredadores do meio ambiente, até porque na época em que os desbravadores chegaram a Mato Grosso não havia legislação que normatizasse essa atividade. Porém, como os agricultores, os pecuaristas amadureceram e hoje atendem e se inserem nesta nova conduta e postura exigida pela sociedade, inclusive pelo próprio mercado, de desenvolver as atividades atendendo às normas legais que estabelecem o desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental e social.

Neste sentido, Blairo Maggi conclamou os pecuaristas a fazerem o enfrentamento público para se defenderem e se contrapor a quaisquer informações distorcidas sobre a realidade do Estado. “Nós hoje trabalhamos para que este momento de crescimento econômico do Estado que é líder em produção de grãos, ou está entre os primeiros na produção de suínos, de algodão, de arroz, a pecuária sustentável, continue abrindo oportunidades e gere renda, emprego e bem estar para todos os mato-grossenses”, finalizou.

O governador elogiou a gestão do presidente que deixou o cargo, Jorge Pires de Miranda e salientou que a ele coube uma das maiores conquistas do setor que foi a criação do Fundo de Apoio à Bovinocultura de Corte (Fabov). “Com o fundo e a contribuição de todo o segmento, nenhum dirigente da entidade vai precisar sair por aí pedindo bezerro como doação para sustentar as atividades de sua entidade representativa". Ao novo presidente, Maggi sugeriu que trabalhasse pela organização e unidade do segmento e a resolução de pendências quanto ao imóvel que a Acrimat ocupa.

Participaram ainda do evento; o vice-governador Silval Barbosa; a primeira dama e secretária de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi; os secretários estaduais, Luís Henrique Daldegan (Meio Ambiente); Clóves Vettorato (Projetos Estratégicos); o secretário-adjunto de Agricultura Familiar, Jilson Francisco Silva, representando o secretário de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon; o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT), Décio Coutinho; deputado federal, Homero Pereira; o presidente do Instituto de Terras do Estado de Mato Grosso (Intermat), Afonso Dalberto e o presidente do Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso, Adriano Niehues, além do presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso; Rui Prado e do presidente da Federação da Indústria de Mato Grosso; Mauro Mendes.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/195684/visualizar/