Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 04 de Dezembro de 2007 às 08:25
Por: Carlos Lemos

    Imprimir


Os índios da aldeia Umitina, em Barra do Bugres, estão revoltados com a Sema – Secretaria de Meio Ambiente - e a Polícia Florestal que proibiram os indígenas de pescar devido a piracema. Irritados, os índios fizeram de reféns um delegado e um cabo da Polícia Militar e exigem a presença de representantes da Funai para que o problema seja resolvido.

Os indígenas alegam que a única forma de sobrevivência da aldeia é a pesca de sobrevivência e a plantação de mandioca e que se a proibição for mantida muitos índios, principalmente idosos e crianças vão acabar morrendo de inanição.

A Polícia Militar de Barra do Bugres e região está mandando reforço militar para a aldeia, que fica a 12 quilômetros da cidade para tentar conter a tensão.

Os índios que vivem na aldeia Umutina são famosos por em 2004 terem feito protestos exigindo o tombamento do patrimônio arquitetônico de 11 imóveis do local. As casas foram construídas entre os anos de 1943 e 1945 pelo extinto Serviço de Proteção ao Índio (SPI), sob o comando do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. Além das moradias utilizadas pelos índios, algumas das casas abrigam o posto de saúde, salas de aula e posto indígena.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/195747/visualizar/