Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 28 de Novembro de 2007 às 16:15
Por: Lucélia Andrade

    Imprimir


Uma das doenças onde na maioria das vezes a principal causa são horas expostas ao sol sem nenhuma proteção. Devido ela ser um problema que surge no decorrer dos anos, sua incidência é maior em pessoas entre 60 e 70 anos de idade. Mas em algumas regiões do Brasil, existem registros do câncer de pele em pessoas à partir de 20 anos. Cientificamente conhecido como Carcinoma de Pele, ele é uma doença que apresenta várias alterações na pele, desde uma verruga ou uma lesão que aparece repentinamente.

Além disso pessoas que apresentam feridas na pele que demoram mais de quatro semanas para cicatrizar, variação na cor de sinais, manchas que coçam, ardem, descamam ou sangram deverão imediatamente procurar um médico especialista.

Em Tangará da Serra, a Saúde Pública registrou neste ano, quatro casos da doença designada maligna. Estas pessoas são atendidas por um dermatologista e encaminhadas para o Hospital do Câncer em Cuiabá, para o devido tratamento.

A enfermeira e coordenadora da Atenção Integrada à Saúde em Tangará da Serra, Rita de Cássia Alves Pessoa Bento, explica que o número de incidência da doença não é muito grande, porém deve ser levado em consideração que apesar de existir tratamento e cura, é uma doença considerada grave. Segundo ela, o câncer de pele, atinge na maioria das vezes pessoas com pele branca, que estão sujeitas a contrair com maior facilidade a doença, em razão da pequena produção de melanina, substância esta que dá cor à pele e também a protege dos efeitos danosos dos raios ultra violetas.

Rita afirma ainda que quando diagnosticado o câncer como benigno pelo dermatologista, a lesão é retirada aqui no município, e o paciente tem todo um acompanhamento médico. “Só encaminhamos para Cuiabá quando os casos são graves”, comenta a coordenadora destacando ainda que felizmente a mortalidade da doença não é alta, sendo possível através de um tratamento correto alcançar a cura.

Rita esclarece ainda que a melhor maneira de evitar a doença, é preveni-la. Segundo ela, o recomendado é sempre usar o filtro solar ao sair ao sol. E evitar se expor nos horários onde o sol aparece com maior intensidade. Caso necessite desta exposição o ideal é se proteger com chapéus, bonés e óculos escuros. “Se houver prevenção, não haverá manifestação da doença”, fala a coordenadora.

ESTIMATIVAS DO CÂNCER PARA 2008 - A Estimativa 2008 de Incidência do Câncer no Brasil revela que aproximadamente 470 mil novos casos da doença deverão ocorrer no país em 2008 e 2009. O tipo mais incidente será o câncer de pele não melanoma, com 115.010 casos a cada ano. Em seguida, vêm: câncer de próstata (49.530 novos casos), mama (49.400), pulmão (27.270), cólon e reto (26.990), estômago (21.800) e colo de útero (18.680). O anúncio foi feito pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Rio de Janeiro, durante o 2º Congresso Internacional de Controle de Câncer (ICCC 2007/INCA), realizado de 25 a 28 de novembro, marcando o Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro).





Fonte: Diário da Serra/Inca

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/196446/visualizar/