Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 28 de Novembro de 2007 às 14:18
Por: Jocelaine Simão

    Imprimir


Aconteceu na manhã de ontem o lançamento da campanha de Doação de Medula Óssea que está sendo realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) e o Homocentro de Mato Grosso. A campanha tem como objetivo aumentar o registro brasileiros de doares para atender à demanda de pacientes. O material da campanha que tem como slogan ´Seja um doador de Medula Óssea. Doe em vida´ foi apresentando ontem na subsede do Sintep de Tangará da Serra.

O presidente da subsede do Sintep de Tangará da Serra, José Rosa, explica que no próximo dia 30 será realizado nas escolas uma aula de orientação sobre saúde pública, sendo que na ocasião será abordado a importância de ser um doador de medula óssea. “Pretendemos juntamente com os professores, diretores e coordenadores, incentivar os alunos a se tornarem um doador, pois a probabilidade de se achar um doador compatível dentro do Brasil é de um em cem mil”, informa José Rosa.

Segundo ele, a direção da escola irá organizar um cadastro dos possíveis voluntários e posteriormente avisará o Hemocentro, que irá até a instituição de ensino realizar a coleta.

DOADOR – Qualquer pessoa que tenha entre 18 e 55 anos e esteja com boa saúde, ou seja, que não tenha nenhuma doença infecciosa poderá ser um doador de medula óssea. Ela é retirada do interior de ossos da bacia através de punções e se recompõe em 15 dias. O cadastro como doador voluntário de medula óssea pode ser feito nos Hemocentros. O doador terá uma pequena quantidade de sangue retirada para que o material passe por um exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticas. A doação é um procedimento feito em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana.

QUEM NECESSITA DE TRANSPLANTE – Pacientes com produção anormal de células sangüíneas, geralmente causada por algum tipo de câncer no sangue, como por exemplo, leucemias. Além de portadores de aplasia de medula ou pacientes cuja medula tenha sido destruída por irradiação.

Informações pelo telefone (65)-3323 – 0044 ou através do site www.inca.gov.br





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/196474/visualizar/