Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 27 de Novembro de 2007 às 14:55

    Imprimir


O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, com o apoio de diversos parceiros realizará no dia 3 de dezembro a campanha em defesa da dignidade da pessoa humana, cujo tema será 'Acessibilidade - A vida sem obstáculos'.

A data foi escolhida, em alusão ao 'Dia Internacional do Deficiente Físico'. O evento terá início às 09h30, na praça Alencastro, em Cuiabá.

Nos últimos anos, a palavra acessibilidade ganhou conotação especial não somente relacionada a cadeirantes. Hoje, as crianças, idosos, portadores de deficiência física ou visual, baixa estatura, grávidas e pessoas acidentadas, sofrem as conseqüências da falta de acesso.

O que se pretende é conscientizar o cidadão de que qualquer um com algum tipo de limitação possa ter autonomia para realizar as mesmas atividades que a maioria das pessoas. Para isso é necessário que se invista na construção de rampas, telefones mais baixos, elevadores adaptados, etiquetas em braile, caixas eletrônicos especiais para cadeirantes, escadas com barras de proteção e toda forma de acesso que permita a quem tem algum tipo de limitação o direito de usar os espaços e serviços que a cidade oferece.

Dados do IBGE mostram que no Brasil existem aproximadamente vinte e cinco milhões de pessoas com algum tipo de deficiência física ou mental. Em Mato Grosso esses números atingem mais de 340 mil pessoas. As cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Cáceres são os municípios que possuem maior população de deficientes.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/196644/visualizar/