Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 27 de Novembro de 2007 às 14:27

    Imprimir


Os supermercados devem encerrar 2007 com faturamento na casa dos R$ 132 bilhões. A cifra representa aumento real de é 6,5% em comparação com os números de 2006, segundo previsão da Abras (Associação Brasileira de Supermercados).

Sussumu Honda, presidente da Abras, afirmou que a alta é mais puxada pela recuperação de preços no mercado do que pelo aumento de volume vendido.

O grupo alimentação no IPC (Índice de Preços ao Consumidor) acumula alta de 8,6% no ano, até outubro, segundo a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisa Econômicos). O índice geral registrou alta de 3,05% no mesmo período.

O índice AbrasMercado, que apura o preço de 35 produtos de alto consumo, apurou alta --já descontada a inflação pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo)-- de 7,3% em outubro ante o mesmo período de 2006, chegando a R$ 218,91. Na comparação com setembro, a queda real foi de 0,25%.

Já o volume vendido, segundo Sussumu, registra alta média de 3%. No ano passado, os preços registraram quedas consecutivas e, apesar do volume crescer mais de 5%, os supermercados registraram queda de 1,65% no faturamento acumulado.

Para o ano que vem, a previsão da Abras é de estabilidade nos preços, o que pode inibir altas no faturamento. Para Sussumu, se, em 2008, o real continuar valorizado frente ao dólar, como neste final de ano, alguns produtos que trabalham com insumos importados, como os de higiene e limpeza, pode ter redução de preço.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/196648/visualizar/