Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 27 de Novembro de 2007 às 08:57

    Imprimir


O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Júlio Campos, vai mesmo voltar à militância político-partidária. Retomará à condição de cacique político do grupo do DEM (ex-PFL) quase três décadas depois e já concorrerá à Prefeitura de Várzea Grande, por onde começou na vida pública. Ele já foi prefeito, governador, deputado federal e senador.

Seu retorno frustra a expectativa do deputado e médico Wallace Guimarães, que estava convicto de que seria o candidato democrata à sucessão municipal e, por outro lado, alegra a turma da botina, grupo do governador Blairo Maggi. Ocorre que a cadeira vitalícia de Júlio no TCE já está negociada para o secretário de Estado de Fazenda, Waldir Teis.

A tendência é de Júlio antecipar sua aposentadoria. Ele tem a prerrogativa de deixar o TCE até seis meses antes das eleições, o que seria em abril. Como as negociações com Maggi avançaram no sentido deste desocupar a vaga para Teis, o processo deve ser antecipado já para este mês de dezembro. Numa só serão, o Pleno pode aprovar duas aposentadorias, a de Júlio e a de Ubiratan Tom Spinelli, que não vai mais esperar até maio para entrar na inatividade. A cadeira de Tom também está asseguradva para o deputado estadual Humberto Bosaipo (DEM). A indicação é da Assembléia. Conselheiro do TCE possui prerrogativa de desembargador do Tribunal de Justiça, conta com salário de R$ 22 mil, foro privilegiado e uma série de outros privilégios e regalias.

Em meio a essas articulações de bastidores, Wallace se mostra revoltado. O problema é que não há mais tempo para mudança de grupo ou de partido, já que a legislação estabelece prazo para isso até um ano antes. Enquanto Wallace, que em 2004 perdeu para o hoje prefeito Murilo Domingos (PR) por uma diferença de apenas 588 votos tenta manter sua candidatura, Júlio corre por fora.

O conselheiro pediu até apoio do governador para viabilizar a formação de um amplo arco de alianças em torno do seu nome. Deseja ser candidato único, excluindo do páreo até o progressista Maksuês Leite, hoje líder nas pesquisas de opinião. O temor de Júlio é de ser carimbado como candidato de Murilo, que deve desistir do projeto à reeleição por enfrentar desgaste político sem precedentes.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/196702/visualizar/