Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 23 de Novembro de 2007 às 09:47
Por: Jocelaine Simão

    Imprimir


Tire a água das garrafas, vire os pneus e tampe as caixas d’água. Hoje é o Dia D contra a Dengue, iniciativa do Setor de Endemias em parceria com a Secretária Municipal de Saúde. Com o slogan “Combater a dengue é um dever meu, seu e de todos. A dengue pode matar” a mobilização busca estimular a população a eliminar os locais de água parada, onde o mosquito transmissor se multiplica.

A coordenadora do Setor de Endemias, Maria do Carmo de Lima, explica que o objetivo do Dia D é fazer uma grande mobilização de toda a sociedade na luta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. Em Tangará da Serra o Setor de Endemias vai promover atividades de divulgação na avenida Brasil, a partir das 8h30. Segundo a coordenadora do órgão, alunos das escolas 13 de Maio, Manoel Marinheiro, Emanoel Pinheiro e João Batista e também os agentes de Saúde Ambiental participarão da passeata. Ela informa que a passeata começará na avenida Brasil em frente ao Centro Cultural até a Dismek com retorno a rua Júlio Martinez Benevides até o Centro Cultural. Já às 13h acontece a distribuição de folders explicativos para a população em frente a Praça da Bíblia com a participação dos alunos do Formando um Cidadão, escoteiros, agentes de saúde e alguns personagens entre eles o mosquito da dengue.

Já a partir das 18h as atividades serão desenvolvidas na Praça dos Pioneiros com a participação dos alunos das escolas 29 de Novembro, Bento Muniz, José Nodari, Ramon Sanches, Antenor Soares, Pedro Alberto Tayano, Atec e Ipes. O público presente irá prestigiar também o show com Brasão e Brasãozinho. Maria do Carmo informa que haverá premiação para as escolas que irão apresentar atividades na Praça dos Pioneiros.

DENGUE - A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 milhões e 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue.

No período de janeiro a julho de 2007, 438.949 casos de dengue clássica, 926 casos de Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) e a ocorrência de 98 óbitos.

A DENGUE NO BRASIL - A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) registrou, no período de janeiro a julho de 2007, 438.949 casos de dengue clássica, 926 casos de Febre Hemorrágica da Dengue e a ocorrência de 98 óbitos. Ao compararmos com o ano de 2006, observamos um aumento de 136.488 casos de dengue no País, sendo o mês de março aquele com o maior número de notificações no período, correspondendo a 102.011 casos. Importante destacar que este aumento no número absoluto de casos está relacionado com a ocorrência de epidemias com altas taxas de incidência em alguns Estados. Neste caso, destaca-se o ocorrido nos Estados: Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio de Janeiro que notificaram um excedente de 59.370, 39.391 e 18.181 casos, respectivamente.

FORMAS – A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus de evolução benigna, e seu principal vetor é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. Existem duas formas da patologia: a clássica e a hemorrágica. A dengue clássica se apresenta geralmente com febre e dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos, mas raramente mata. Já a hemorrágica é a forma mais severa, pois além dos sintomas citados, é possível ocorrer sangramento, podendo levar a pessoa à morte.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/197251/visualizar/