Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 22 de Novembro de 2007 às 21:29

    Imprimir


Um dos símbolos da cidade no fim de ano, a tradicional árvore de Natal, que desde 1996 enfeita a Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul, será três metros mais alta que em 2006. Segundo os organizadores, ela terá 85 metros de altura, equivalente a um edifício de 28 andares.

O tema da 12ª edição da Árvore de Natal da Lagoa será “Um símbolo de esperança para a família brasileira”. A decoração será inspirada nos vitrais das catedrais brasileiras. A estrutura começou a ser montada no dia 6 de outubro, na Coordenação Adjunta de Operações Aéreas (Caoa) e a inauguração está prevista para o dia 1º de dezembro.

Além de todo o brilho e tamanho, o carioca vai poder admirar também o balé das águas, espetáculo que acontece desde 2005. De acordo com os organizadores, os jatos d’água, que jorrarão de 48 bombas instaladas na base da Árvore, poderão atingir até 20 metros de altura. A música-tema deste ano é composta pelos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle.

Segundo estimativas da Prefeitura do Rio, em cada edição, a Árvore é admirada diariamente por uma média de 80 mil pessoas. O símbolo natalino é reconhecido como o terceiro maior evento da cidade do Rio, perdendo apenas para o carnaval e o réveillon.

Vitrais luminosos

Assinada por Abel Gomes, a cenografia foi inspirada nos vitrais das catedrais brasileiras e criada por programa de computador, com tons predominantemente vermelhos. A luz será emitida de dentro para fora, numa alusão à fé. Dessa forma, funcionará ao contrário dos vitrais nas catedrais, que dependem mais da luz externa para que possam ser apreciados.

O carioca que passar pela orla da Lagoa durante os 37 dias em que a Árvore estiver acesa vai conhecer detalhes dos mais importantes vitrais das igrejas brasileiras em diversos estados. Os organizadores afirmam que serão utilizados 2,8 milhões de microlâmpadas e 37 mil metros de mangueiras luminosas, que irão projetar os vitrais.

Meio ambiente

Preocupada com a preservação do meio ambiente, este ano a Árvore de Natal volta a contar com geradores movidos a biodiesel, que contribui para a redução das emissões de CO2 na atmosfera.

Os organizadores disseram que sete geradores novos vão garantir o brilho do espetáculo. A geração de energia produzida no espaço de 30 dias daria para abastecer uma cidade de aproximadamente 300 mil habitantes durante uma semana.




Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/197309/visualizar/