Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 22 de Novembro de 2007 às 18:41
Por: Guilherme Filho/Secom-MT

    Imprimir


O IV Seminário Internacional do Turismo de Fronteira (Frontur 2007) começou na noite dessa quarta-feira (21.11) com auditório lotado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A abertura foi marcada pela palestra do Secretário Nacional de Políticas do Turismo do Ministério do Turismo (MTur), Airton Pereira, que falou sobre Turismo como Agente Transformador da Realidade Sul-Americana. O evento prossegue com extensa programação e se encerra na sexta-feira, contando com a participação de representantes dos governos da Bolívia, Peru, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Um dos destaques da abertura foi a execução na viola de cocho de Abel dos Santos dos hinos nacionais de todos os países presentes ao evento. Durante a cerimônia, a diretora do Sebrae, Eneida Maria de Oliveira, destacou a importância das discussões que serão fomentadas pelo Frontur 2007 e que serão inseridas na Carta de Cuiabá – documento que auxiliará na formatação de novas políticas e ações.

Já a reitora do Centro Universitário Franciscano (Unifra), Norma Martini Moesch, ressaltou a origem do evento, que surgiu há quatro anos provocado por discussões acadêmicas. “Hoje, todas essas parcerias e a amplitude do evento mostram o novo alcance do Frontur”, observou. Já a secretária adjunta de Desenvolvimento de Turismo de Mato Grosso, Vanice Marques, apresentou as diversas ações que vêm sendo executadas pelo Governo do Estado na área do turismo regional e antecipou a meta de inserir definitivamente Cuiabá nas rotas da América do Sul já em 2008.

Já na manhã desta quinta-feira (23.11), o secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Pedro Nadaf coordenou a palestra Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, com a coordenadora geral de Regionalização do Ministério do Turismo, Ana Clévia Guerreiro Lima. Em seguida, Luiz Antônio Rolim de Moura, das Faculdades Unificadas de Foz do Iguaçu (PR), apresentou um painel sobre Legislação e Integração nas Fronteiras – que contou com a participação de vários órgãos públicos como Ministério de Desenvolvimento de Indústria e Comércio (MDIC), Polícia Federal, Receita Federal, Ministério de Integração Nacional e Ministério de Trabalho e Emprego (MTE).

No período da tarde, logística e novas oportunidades de negócios são a pauta. Haverá um painel com o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), Ministério de Planejamento Orçamento e Gestão, representantes da Província de Cusco (Peru), Companhia Aérea Boliviana (Aerosur), Andrade Gutierrez, Real Norte Transportes (MT) e Maxvinil Tintas (MT) é realizado para discutir o tema Logística e Infra-Estrutura para o Mercado de Fronteira.

No final da tarde, acontece uma mesa redonda sobre Oportunidades de Negócios e Investimento, moderada por Geancarlo Merigui, da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul. Na ocasião, a presidente do Instituto Pantanal Pacífico, Val Carvalho, fala sobre a rota Pantanal-Pacífico e o Secretário de Turismo do Acre, Cassiano Marques, se une à equipe do Sebrae Nacional para debater a integração dos mercados de fronteira a partir do turismo.





Fonte: Sedtur-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/197341/visualizar/