Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 21 de Novembro de 2007 às 17:48
Por: Danielle Tavares

    Imprimir


O 41º Fórum da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Públicas, Estaduais e Municipais (ABRUEM) será realizado nesta quinta e sexta-feira (22 e 23 de novembro), em Cuiabá, e terá como temática central "Qualificação Docente para a Universidade do Futuro". O evento tem como instituição anfitriã a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

A ABRUEM congrega 45 Instituições de Ensino Superior em 20 Estados brasileiros em um universo de 730 mil alunos. Serão dois dias de palestras, apresentação de cases e sessões coordenadas, com a presença de autoridades locais e nacionais, reitores de universidades estaduais e municipais de todo o País, além de professores e interessados.

A abertura oficial ocorrerá na quinta-feira (22), às 9h00, com presença de autoridades acadêmicas e políticas. A primeira sessão terá início às 10h40, quando será discutido o tema “A política para qualificação docente nas universidades de Mato Grosso”, coordenada pelo reitor Taisir Karim (Unemat) com o palestra do secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro.

No período da tarde haverá sessão “Políticas Internas de capacitação”, nas regiões Sul e Sudeste, coordenado pelo reitor Anselmo Fábio de Moraes (UDESC), avaliado pelos palestrantes Nival Nunes de Almeida (UERJ) e Wilmar Sachetin Marçal (UEL).

Também nesta quinta-feira, o tema “Políticas externas de capacitação” será discutido pelo reitor da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e do Amazonas (UEA). Às 17h10, “Políticas de financiamento de pós-graduação”, com Antônio Carlos Camacho, presidente Fapemat, e professor Emídio Cantídio de Oliveira Filho, diretor de Programas da CAPES.

Em pauta: políticas internas e externas de capacitação docente, a melhoria da qualidade do ensino, Programa Acelera Amazônia, inovação tecnológica, parques tecnológicos e patentes, redes e intercâmbios, resultados da qualificação docente no ensino e pesquisa. Também haverá reunião administrativa da Abruem, com reestruturação da associação, apresentação dos dados das IES, criação de comissões, termo de cooperação e definição da sede próximo fórum.

Local: Hotel Deville, Cuiabá (MT), 22 e 23 de novembro de 2007.

Apoio: Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Outras informações: (65) 3319-3234.





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/197545/visualizar/