Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 19 de Maio de 2013 às 05:20
Por: Marcos Coutinho

    Imprimir


Destravar a Rodada Doha, negociação entre os países-membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) para diminuir as barreiras comerciais, será o principal desafio do embaixador brasileiro Roberto Azevêdo, primeiro latino-americano eleito para o cargo de diretor-geral do órgão. Ele admitiu isso em entrevista para a Agência Brasil.

 
 
Desde a crise econômica de 2008, segundo Azevêdo, o ambiente global está mais protecionista e, portanto, pouco favorável à queda de restrições. "A expectativa no final do ano passado era que poderíamos estar começando uma curva declinante. Aproximadamente 20% das medidas protecionistas introduzidas a partir de 2008 já foram retiradas. Mas isso significa que 80% ainda estão lá", pondera.

 
 
Azevêdo, que a partir de 1° de setembro irá substituir o francês Pascal Lamy - atual presidente, disse que a primeira etapa para retomada das discussões de Doha será a 9° Conferência Ministerial da OMC, que ocorrerá em Bali, na Indonésia, em dezembro, informa a ABr. 

 
 
"As negociações [para a conferência] não estão avançando da maneira que esperávamos. Há certo pessimismo em Genebra. Espero que a gente consiga reverter para ter resultados consensuados em dezembro. Ainda não desisti de Bali", declarou. Segundo ele, na mesa de negociação, estarão temas como facilitação do comércio, da agricultura, das cotas tarifárias, da segurança alimentar e até subsídios à exportação.

 
 
A discussão dos subsídios agrícolas da União Europeia, consta do site noticioso, será um dos centrais. "É politicamente impossível contemplar outras áreas e a agricultura ficar de lado. Bens industriais, serviços e agricultura estavam no âmago da Rodada Doha em 2008 e continuarão no momento em que for retomada. Não vejo a menor possibilidade de tirar qualquer uma das três do tabuleiro", argumentou Azevêdo, que admitiu, entretanto, que pode ser necessário buscar os resultados “possíveis” e mostrar flexibilidade "nas áreas onde o sapato aperta".

 
 
Para Azevêdo, reativar as negociações é importante para resgatar o papel da OMC. "Ela [OMC] será tão mais relevante quanto mais produzir em termos de acordo, de negociação, de disciplinas novas. Na medida em que isso não ocorre, a relevância dela vai se desgastanto. O diretor-geral [Pascal Lamy] fez o que estava ao alcance dele".

 
 
Com Agência Brasil





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/19760/visualizar/