Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 20 de Novembro de 2007 às 17:01

    Imprimir


O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou nesta terça-feira (20) que pretende implementar até dezembro um plano emergencial para evitar problemas nos aeroportos durante o Natal e o ano-novo. As medidas serão apreciadas, antes, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo Jobim, o plano é ajustar a malha aérea ao período de pico no final do ano. A previsão era finalizar as medidas até 1 de dezembro. "Queremos fazer o ajustamento da malha com os picos deste período, que são diferentes de outras épocas. Queremos que as coisas neste final de ano ocorram com tranqüilidade", disse.

"Nós estamos planejando [a ação emergencial] com base em todo o conjunto de levantamento que fizemos, vamos submeter ao presidente da República", afirmou o ministro da Defesa, acrescentando que o plano será implementado até 15 de dezembro.

Jobim afirmou estar tranqüilo em relação aos atrasos nos aeroportos. Para o ministro, ainda é preciso fazer ajustes na regularidade e pontualidade e evitar cancelamentos.

"O nosso único problema agora ainda é a tranqüilidade em relação à regularidade e pontualidade. Nós temos um problema que está sendo levantado que é o número de cancelamento de vôos feito pelas empresas", disse.

Anac x Infraero

O ministro da Defesa afirmou que, após a concretização da indicação da economista Solange Vieira para a presidência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ele discutirá a atuação do órgão como fiscalizador do setor aéreo. A idéia é, inclusive, dar à Anac a capacidade de analisar a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), que administra aeroportos.

"Vamos ajustar a questão da fiscalização da Anac para que ela possa estabelecer um índice de fiscalização, e, inclusive, fiscalização na própria Infraero. Por força da legislação, ela não teria competência de fiscalização junto a Infraero e nós queremos que ela fiscalize também a Infraero", reforçou Nelson Jobim.




Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/197697/visualizar/